INEP abre inscrições para ingresso de docentes no Banco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

29 de março de 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está com inscrições abertas para ingresso de docentes no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis). Para os interessados em participar basta acessar este LINK clicar em OK no informativo e depois no botão de cadastro. É importante ressaltar que o candidato precisa ser docente da educação superior e possuir pós-graduação em nível de mestrado e/ou doutorado. Além disso, é essencial habilidade no uso de ferramentas de informática, como editores de texto, navegação na internet e plataformas de reuniões virtuais.

O ingresso na Basis está disponível para as seguintes áreas: Medicina, Biomedicina, Estética e cosmética, Psicologia, Gestão hospitalar, Radiologia, Gastronomia, Medicina veterinária, Cursos da área de informática, Engenharia de computação, Engenharia de produção Engenharia ambiental, Ciências aeronáuticas, Automação industrial, Arquitetura e urbanismo, Comunicação Social, Design industrial, Design de moda, Design gráfico, Design de interiores, Artes visuais, Dança, Produção cultural, Educação do campo, Turismo Logística, Gestão pública, Comércio exterior, Biblioteconomia, Museologia, Relações internacionais, Agronegócio e Secretariado.

A atuação como avaliador é trabalho eventual, sem vínculo de emprego com o Inep, remunerado por meio do Auxílio de Avaliação Educacional – AAE, consoante Decreto no 6.092, de 24 de abril de 2007. No caso de avaliação na modalidade presencial, há ainda fornecimento de passagens e diárias. Haverá um processo de capacitação, na modalidade virtual. Trata-se de um processo formativo inicial dos docentes selecionados para ingresso no Basis, que lhes proporciona o conhecimento das atividades e procedimentos relacionados à avaliação in loco, visando ao domínio acadêmico e técnico da avaliação, ao devido comportamento ético e compromisso social.

Outras informações podem ser obtidas com a equipe do Inep.