Jornada Pedagógica Docente apresenta debate sobre o futuro do ensino presencial após aprendizado remoto

21 de outubro de 2021

Com o tema “O aprendizado no ensino remoto: o que levaremos para o ensino presencial?”, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza nos dias 3, 4 e 5 de novembro mais uma Jornada Pedagógica Docente da Instituição. Pelo segundo ano seguido o evento será on-line, devido às medidas sanitárias em prevenção a Covid-19. Todas as atividades, no entanto, serão transmitidas ao vivo pelo Canal Rede UEPB no Youtube e no perfil oficial da UEPB no Facebook.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, através deste link. A expectativa da PROGRAD é que mais de 500 professores de todos os câmpus da UEPB participem das atividades nos três dias de Jornada. Os professores participarão de oficinas, debates, rodas de conversas e palestras, tendo como foco o futuro do ensino presencial após o aprendizado do Ensino Remoto.

A Jornada Pedagógica será aberta às 19h30, com a palestra “Tecnologias educacionais e didática na sala de aula”, a ser ministrada pela professora Vera Lúcia. A Jornada prossegue no dia 4 com as oficinas: “Podcast como interface didática na avaliação”, a ser ministrada pela professora Maria Lúcia Serafim; “Os desafios do retorno presencial: metodologias híbridas”, com o professor Fábio Adriano, “Utilização de jogos sérios para o ensino”, com o professor Francisco Anderson; “Conflitos gerenciais x ambientes virtuais de aprendizagem”, com a professora Rosejane Cristina de Almeida Costa.

Ainda no dia 4, só à tarde, acontece a roda de conversa “A educação híbrida e a aprendizagem ativa e invertida no Ensino Superior”’, com a professora Shirley Ribeiro de Carvalho, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No dia 5, último dia do evento, serão vivenciadas as rodas de avaliação, discutindo experiências sobre o ensino remoto, marcada para às 9h.

A pró-reitora adjunta de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, ressaltou que a Jornada está sendo preparada para proporcionar aos professores um debate enriquecedor em torno do ensino na Instituição. Ela observou que a UEPB se preparou para o retorno atividades realizadas de forma presencial seguindo todos os protocolos sanitários, começando com os componentes práticos. A pró-reitora lembrou que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) atualizou a Resolução 007/2021, que versa sobre as normas para a realização de atividade acadêmicas presenciais e não presenciais durante o período excepcional decorrente da pandemia da Covid-19.

A Jornada Pedagógica da UEPB tem como objetivo mobilizar todos os docentes dos cursos de graduação para o aprimoramento das suas práticas pedagógicas, e para o compartilhamento das experiências docentes no âmbito da Instituição. Nos últimos anos, a UEPB vem realizando a Jornada Pedagógica Docente e, em todas as edições, seus professores são convidados a refletir sobre as transformações culturais e tecnológicas e seus impactos na Educação.

Texto: Severino Lopes