LAC e Farmácia Escola oferecem serviço de qualidade à comunidade universitária e aos usuários do SUS

24 de fevereiro de 2022

Desempenhando importantes serviços tanto para a comunidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), como para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) e a Farmácia Escola da Instituição, continuam oferecendo atendimento de qualidade, a partir de um serviço de excelência e uma moderna estrutura de equipamentos. Localizados no Complexo Três Marias, no Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), os setores se destacam tanto na análise laboratorial, como também na preparação de produtos higiênicos.

Com certificado de Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o LAC continua realizado exames gratuitamente para a população de Campina Grande e região circunvizinha. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, seguindo as medidas sanitárias de combate à pandemia de covid-19 e os protocolos de biossegurança da Universidade. Toda a equipe passou por testagem sorológica e recebeu EPIs para a execução dos trabalhos, além da exigência da vacinação. O uso de máscara também é obrigatório tanto para a equipe quanto para os pacientes. Álcool em gel também é disponibilizado a toda a população.

O coordenador do LAC, professor Clênio Duarte Queiroga, ressaltou que o laboratório está em pleno funcionamento, realizando uma gama de exames. Com alto padrão de confiabilidade, o local realiza atualmente 32 tipos de exames hematológicos e bioquímicos, a exemplo de hemograma, plaquetas, toda a parte de hemocultura, microbiologia e enzimas, além da análise de ácido úrico, glicose de jejum, hematologia, imuno hematologia, bioquímica, microbiologia, imunologia, parasitologia, parasitológico de fezes, urocultura, teste oral de tolerância à glicose, uroanálise, micologia, colesterol, triglicerídeos glicemia, leucograma, hemograma completo, parasitologia fezes , cultura de fezes e urinas, entre outros.

Todos os exames feitos no LAC têm a certificação de qualidade do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba. O Laboratório de Análises Clínicas tem capacidade para realizar mais de 35 mil exames por ano e a equipe responsável pelo setor tem empreendido esforços para que ele alcance a sua capacidade máxima de atendimento. Por conta da pandemia, o número de exames caiu no ano passado. Em 2021, foram realizados 4.860 exames.

Em média, 15 a 20 pessoas são atendidas por dia, sendo que esse número pode variar. O processo começa com a coleta do sangue, seguido do processamento da amostra, realização do exame, digitação, conferência e liberação no sistema. O resultado, conforme explicou o professor Clênio Duarte, é liberado em um prazo de até dois dias, dependendo do tipo de exame. Os exames de culturas demoram mais. A rapidez na entrega dos exames é possível graças a um moderno sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC) da UEPB.

Como atende a usuários assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o LAC acolhe pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com prioridade para os exames solicitados pela Unidade Básica de Saúde que funciona no Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), além das demandas das demais clínicas Escolas da UEPB, como Odontologia e Fisioterapia. A maior demanda é da UBS que funciona na Farmácia Escola do curso de Enfermagem.

Estrutura
O Laboratório de Análises Clínicas se destaca pela estrutura que dispõe e os modernos equipamentos em funcionamento para atender bem a população. Para cada tipo de exame, o LAC tem um laboratório específico. A estrutura é composta por quatro laboratórios básicos de microbiologia, hematologia, bioquímica e parasitologia, além de uma sala de esterilização e sala de coleta. “Nós temos um controle de qualidade que nós recebemos todo o mês”, observou o professor.

Como se trata de um Laboratório Escola, a equipe do LAC é formada por professores de cada disciplina do curso de Farmácia, a exemplo de parasitologia e microbiologia, que acompanham os alunos dos estágios comprobatórios, do 9º e 10º períodos.

Dentro de um dos laboratórios, com os olhos fixos no microscópio, o estudante do 9º período, Hilton Alves Ramos, analisa mais uma amostra de exames. Em breve o resultado será divulgado. O trabalho é minucioso. Requer concentração e muita atenção. É a hora do futuro farmacêutico colocar na prática as aulas teóricas realizadas ao longo do curso. E logo, Hilton Alves estará no mercado de trabalho. O professor Clênio Duarte Queiroga acompanha tudo de perto.

Para o estudante o estágio supervisionado é uma experiência marcante, uma oportunidade de colocar na prática toda a parte teórica do curso. “É uma experiência valiosa e que enriquece a nossa formação profissional. Aqui nós realizamos exames de alta qualidade”, disse. Ao lado dele, a também estudante do 9º período, Beatriz Bezerra Maria Ramos de Oliveira, faz um trabalho semelhante, analisando uma das tantas amostras de exames que chegam no laboratório. “Essa é a parte prática do curso. Nós saímos do laboratório preparados”, afirmou.

Instalado no prédio das Três Marias, no Centro de Ciência Biológicas e da Saúde (CCBS) do Câmpus de Bodocongó, para ter acesso ao LAC os usuários precisam passar por atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e, posteriormente, a requisição de exames laboratoriais é autorizada por profissionais destas unidades na Central de Marcação, da Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, faz o encaminhamento dos pacientes aos locais credenciados.

A produção da Farmácia Escola

O laboratório da Farmácia Escola da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem se destacado na produção de álcool em gel e glicerinado, itens que têm sido imprescindíveis para prevenir o contágio da covid-19. O local ofereceu abastecimento desses produtos a alguns hospitais e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Campina Grande no auge da pandemia, além de fornecer o produto aos abrigos de idosos da cidade. Uma boa reserva também foi destinada para os equipamentos da UEPB, a exemplo do CCBS onde funciona o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) e as demais Clínicas Escolas.

O coordenador da Farmácia Escola e responsável pelo trabalho, professor Ricardo Moura, explicou que durante os primeiros três meses de pandemia a produção foi maior. Em média, chegou-se a produzir semanalmente, 60 litros de álcool glicerinado e, aproximadamente, 40 litros de sabonete líquido. “Nessa época existia uma escassez muito grande de álcool em gel, e nós já produzimos este tipo de álcool para as Clínicas da Universidade. Como houve uma demanda muito grande, nós mobilizamos um grupo para montar uma linha de produção”, explicou.

Desde o início da pandemia, até o momento, a Farmácia Escola já produziu mais de mil litros de álcool, sendo 806 litros em gel, e 244 litros glicerinado. Nesse mesmo período foram produzidos, aproximadamente, 600 litros de sabonete líquido. Como a pandemia ainda está em curso, o laboratório segue sua produção, só que em quantidade menor, visto que já houve uma normalização desse material nas estruturas de Saúde da cidade. Todo o trabalho segue atendendo os protocolos de biossegurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Com a retomada das atividades dos estágios supervisionados, o laboratório voltou as atenções para atender algumas demandas das Clínicas Escolas, exemplo da Clínica de Enfermagem, onde funciona um PSF, além da de Fisioterapia e Odontologia. Conforme explicou o professor Ricardo, serão feitos produtos usados no tratamento como óleo de massagem, enxaguante bucal e produtos para curativos, além de material para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CEATOX-CG).

O coordenador disse que neste começo de semestre está tentando ver quais são as demandas das Clínicas, para adquirir os insumos e começar a produção. “O que aconteceu nos últimos dois anos foi que todos os recursos que nós recebíamos, investimos na produção do álcool em gel”, observou.

A Farmácia Escola é composta por quatro setores específicos onde acontecem a produção e manipulação e o controle de qualidade microbiológica. Alguns projetos de extensão, funcionam na Farmácia, a exemplo da “Oficina de Remédio”, que possibilita uma maior interação do equipamento com os estudantes. A equipe conta com dois farmacêuticos, o secretário e um técnico, sob a coordenação do professor Ricardo Moura.

Texto e fotos: Severino Lopes