Lançada versão 2023 do Guia do Estudante da Universidade Estadual da Paraíba com orientações institucionais

23 de março de 2023

Um canal com informações atuais e relevantes sobre a vida do estudante durante a jornada no curso de graduação. Um manual imprescindível que deve ser consultado sempre que necessário. Com essa proposta, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou o novo Guia do Estudante, referente às atividades acadêmicas do ano letivo de 2023. O Guia on-line pode ser baixado AQUI.

Nesta nova publicação, os discentes podem conhecer um pouco da história da UEPB, que este ano completou 57 anos de existência e obter informações sobre o novo regimento dos cursos de Graduação da Instituição. A versão 2023 tem a mensagem da reitora Célia Regina Diniz, além de detalhes dos oito câmpus da Instituição.

Neste material os estudantes poderão entender melhor o funcionamento da PROGRAD no que diz respeito ao papel de gerenciar procedimentos administrativos relativos às atividades de planejamento acadêmico, propor e coordenar as formas de acesso aos cursos, registrar e gerenciar informações e dados relativos à graduação e expedir documentos diversos, além de coordenar e assessorar em articulação com as unidades acadêmicas e os órgãos complementares da Instituição.

No guia, os estudantes encontram ainda informações referentes à sintonia entre a graduação e pós-graduação, a pesquisa e a extensão, a formulação, bem como a implementação de políticas, programas e ações voltadas para o ensino de graduação. A ideia do material é criar condições didático-pedagógicas e estruturais favoráveis à melhoria do funcionamento da vida acadêmica e da qualidade dos cursos oferecidos, promovendo, em consequência, excelência na formação de profissionais.

Ainda na publicação, os estudantes da UEPB têm acesso às informações sobre os procedimentos acadêmicos como trancamento de matrícula e matrícula dos alunos feras e veteranos, reingresso, mudança de turno, dispensa de disciplinas, estágio supervisionado, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), atividades de pesquisa e extensão, serviços das bibliotecas, além de todos os programas acadêmicos e orientação sobre como funciona os programas estudantis da Pró-reitoria Estudantil (PROEST), consulta ao calendário universitário, programas acadêmicos, portal das placas, entre outras informações.

O professor Altamir Souto, coordenador de Ensino Superior da PROGRAD, observou que a novidade neste novo material é a inserção de links que tornam o Guia um hipertexto, possibilitando ao estudante ser informado de forma mais dinâmica sobre as questões que dizem respeito à rotina acadêmica, principalmente sobre os direitos e deveres regimentalmente assegurados.

Já o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, reafirmou que o Guia do Estudante é um breve manual e apontador de caminho para os discentes da UEPB. “O Guia também oferece informações sobre as diversas possibilidades de acesso a programas acadêmicos, os quais podem ser contemplados com bolsas, bem como, os programas sociais de assistência estudantil, além das atividades de ensino que eles podem participar como monitorias, PIBIC e residências pedagógicas ao longo do curso”, acrescentou, destacando que o Guia do Estudante mostra ao graduando e graduanda um leque de possibilidades que eles têm de dentro da comunidade acadêmica, além de conhecer as potencialidades que a UEPB dispõe.

Texto: Severino Lopes
Ilustrações: J. César