MUNDI LAB: estudantes de Relações Internacionais realizam simulação diplomática em ambientes multilíngues
Com a participação de estudantes de Relações Internacionais e Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de outras Instituições de Ensino Superior do Estado, foi realizada nos dias 16 e 17 de maio, no Câmpus V da UEPB, a 2ª edição do MUNDI LAB. A atividade é uma simulação organizada por estudantes de Relações Internacionais que busca proporcionar uma experiência imersiva em ambientes multilíngues e diplomáticos.
A abertura do evento, realizada na sexta-feira (16), à tarde, no auditório Pioneiros, contou com a participação do professor da UFPB e doutor em Ciência Política, Augusto Teixeira, e do professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Relações Internacionais, Arthur Murta. Ambos contemplaram as temáticas norteadoras das simulações do MUNDI LAB: “A entrada da Geórgia na OTAN e as suas implicações regionais” e “Os impactos do Mercosul para os processos de integração sul-americana”.
Durante o MUNDI LAB, os(as) participantes assumem o papel de diplomatas, representando países e debatendo temas relevantes nos comitês que são conduzidos em inglês e espanhol. A atividade estimula o pensamento crítico, a argumentação, a oratória e a produção de documentos oficiais. A discente de Relações Internacionais e vice-secretária geral do MUNDI, Ruth França Ferreira, explica que esta é a segunda edição do MUNDI LAB, que já foi realizado em 2011, e é uma oportunidade para os estudantes não apenas de Relações Internacionais mas, de todas as áreas, exercitarem as práticas argumentativas e oratória em outros idiomas.
Já para a discente de Relações Internacionais e diretora acadêmica do MUNDI, Maria Júlia Nigro, mais do que praticarem as línguas estrangeiras, o evento permite estabelecer uma rede de contatos com pessoas da área, o que é importante para a formação.
O estudante do 6º período de Relações Internacionais, Victor de Andrade, que já participou de outras 22 simulações, lembra que a participação nesses eventos também é uma oportunidade para que os estudantes possam estudar temáticas importantes para a formação, como a função de organizações internacionais (ONU, OTAN, Mercosul, entre outros), as dinâmicas de poder de países envolvidos em conflitos globais, dentre outras temáticas.
Durante o MUNDILAB, além dos comitês políticos, os participantes puderam atuar no Comitê de Imprensa, com a redação de textos, a cobertura para as plataformas (como Instagram) e atuando como repórteres durante o Evento. É o caso do estudante do 4º período de Relações Internacionais, Luan Miguel da Silva, que celebra a sua primeira participação neste tipo de evento. “Está sendo uma experiência incrível! Estou no comitê de imprensa e todos nós estamos nos esforçando para que o Evento aconteça e para mim está sendo uma grande oportunidade”, avalia.
Sobre o MUNDI
O Modelo Universitário de Diplomacia (MUNDI) é um projeto de extensão desenvolvido por estudantes da graduação em Relações Internacionais da UEPB. No Nordeste, foi o primeiro simulador de Organizações Internacionais criado por estudantes de Relações Internacionais.
Assim como o Model United Nations (MUN), realizado desde a época da Liga das Nações (1921), o MUNDI tem como objetivo recriar o ambiente de Organizações Internacionais. São aplicadas as mesmas regras procedimentais de conduta, passando pelo código de vestimenta, até a representação mais fidedigna possível da política de cada delegação.
A simulação permite uma abrangente discussão sobre temáticas que constantemente permeiam a agenda internacional, ou seja, é um exercício prático da teoria que os alunos aprendem, ao longo da vida acadêmica.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.