Museu de Arte Popular da Paraíba oferece programação especial para a 16ª edição da Primavera dos Museus

19 de setembro de 2022

Começa nesta segunda-feira (19), e vai até o domingo (25), a 16ª edição da Primavera dos Museus. A temporada anual é marcada por eventos em que instituições do gênero e relacionadas à memória, bem como centros culturais de todo o país, promovem atividades ao redor de um mesmo tema. O objetivo é divulgar e valorizar tais espaços, incentivando a visitação e realçando a relevância deles junto à sociedade. Como de costume, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, integrará a iniciativa, com uma vasta programação. A entrada é franca.

Este ano, “Independências e museus: outros 200, outras histórias” é o tópico que norteia o evento, com a proposta de ampliar e renovar os olhares para esse fato histórico. A ideia é enxergar a independência sob a ótica da diversidade cultural, enfatizando a liberdade de pensamento, a inclusão e o respeito à pluralidade de experiências que envolve a existência de cada um.

O diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva, destacou que mais uma vez o MAPP se alinha à Primavera dos Museus, abraçando essa importante discussão nacional. “É interessante fazermos essa reflexão, compreender acerca de quais independências estamos falando, para um melhor entendimento desse nosso Brasil, independente há 200 anos, e o que podemos construir de conhecimento para o Brasil do futuro”, pontuou.

Mesas de diálogo, apresentações culturais, feira, exposições, oficinas de dança e de poesia popular, aulas abertas e intervenções artísticas compõem a programação: vai ter ballet, forró, artesanato, cordel, canto coral, gastronomia, teatro, folclore, maracatu, coco de roda e, claro, diversas ocasiões ensejando o debate e abordando o tema principal do evento.

A atividade começa às 18h, com uma exibição da Filarmônica Epitácio Pessoa, oriunda da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). Em seguida, está prevista a mesa “Independências e Museus: Outros 200, Outras Histórias” da qual participarão os professores Eva Caroline de Sena Castro, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB/João Pessoa), Josemir Camilo (UEPB) e o diretor do MAPP. Já às 19h30, ocorre a reabertura da exposição “Feira de Campina Grande: Poéticas e Imaginários”, baseada em uma leitura contemporânea, com obras de Lei-de-Jane.

Para o período do dia estão previstas práticas extensionistas, a partir da oficina de dança e expressão corporal, com professores do Centro Artístico Cultural (CAC), feita pelo docente Roberto Gomes de Almeida, na Escola Cidadã Integral Assis Chateaubriand, além de uma feira colaborativa, que acontece das 15h às 19h. Toda a programação da Primavera dos Museus no MAPP pode ser conferida aqui.

Texto: Oziella Inocêncio