NAI promove oficina sobre o uso do Soroban no ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual

15 de setembro de 2022

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Departamento de Educação (CEDUC) da Instituição, promove no dia 22 de setembro, das 7h às 11h, uma oficina sobre o uso do Soroban no ensino da Matemática para estudantes com deficiência visual.

A atividade é destinada para discentes que tenham interesse na área da educação especial e será ministrada pelo professor do Instituto dos Cegos de Campina Grande, Matias Rodrigues Neto. Ao todo estão sendo oferecidas 20 vagas.

As inscrições podem ser feitas on-line até o dia 21 de setembro, no link https://forms.gle/JyPLLgwVSi3yhAFU9. A oficina será realizada na sala 332, 3º andar, da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Os participantes receberão certificado, conforme destacou o coordenador do NAI, Alindembergue de Araújo Oliveira.

Mais sobre o Soroban
Soroban é o nome dado para o ábaco japonês cuja origem é chinesa. O ábaco é um antigo instrumento de calcular, cuja palavra deriva do grego “Abai”, que significa tábua de contar. Desde 11 de maio de 2006, o soroban é reconhecido como recurso educativo específico para aprendizagem de cálculos matemáticos por estudantes com deficiência visual no Brasil.

Apesar do seu reconhecimento no país ter apenas 15 anos, o Soroban teve sua origem no ábaco, que é um instrumento de cálculo característico dos povos orientais e utilizado bem antes da era cristã. No Brasil, o recurso foi introduzido pelos imigrantes japoneses no ano de 1908, que o consideravam indispensável para cálculos matemáticos do dia a dia.

Texto: Severino Lopes