Novas gestões do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais e da Escola Agrícola Assis Chateaubriand tomam posse

Novas gestões do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais e da Escola Agrícola Assis Chateaubriand tomam posse
14 de maio de 2025

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (14), a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Celia Regina, empossou a nova Direção, Chefia de Departamento e Coordenações de cursos do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), bem como a nova Direção da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), Câmpus II, localizado em Lagoa Seca, para o biênio 2025/2027.

A solenidade, realizada no auditório do CCAA, contou com a presença do pró-reitor de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professor Edvan da Silva Nunes Júnior, docentes, técnicos(as) administrativos(as) e estudantes.

O professor Mário Sérgio de Araújo, reconduzido ao cargo, foi empossado, assim como o professor eleito para a Escola Agrícola Assis Chateaubriand, Alde Cleber de Lima Silva. A solenidade começou com a posse dos diretores do Centro. O professor Mário Sérgio e o adjunto, Fábio Agra de Madeiros Nápoles, foram empossados pela reitora, que em seguida entregou a portadora.

Em seguida o professor Alde Cleber de Lima Silva e a professora Maria do Socorro Bezerra Duarte, respectivamente, foram empossados diretor e diretora adjunta da EAAC. Na sequência foram empossadas as professoras Patrícia Maria de Araújo Gomes e Maria Vitória Dias Carneiro, chefe e chefe adjunta do Departamento de Ciências Agrárias e Agronomia.

Foram empossados ainda o professor Leandro Oliveira de Andrade, na Coordenação do curso de Agronomia e Agroecologia; o professor Rener Luciano de Souza Ferraz, coordenador adjunto do mesmo curso; bem como as professoras Deise Souza de Castro e Maiza Araújo Cordão, respectivamente, eleitas e empossadas, coordenadora e coordenadora adjunta do curso Técnico em Agropecuária.

O diretor da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, professor Alde Cleber de Lima Silva, agradeceu a comunidade universitária pela confiança, e garantiu trabalhar para fortalecer o ensino na EAAC. Ele disse que estava confiante dos desafios que teria pela frente, mas como determinação, irá superá-los.

Reconduzido ao cargo, o professor Mário Sérgio dispensou as formalidades e falou de sua história no Câmpus. Sempre de bom humor, ele revelou que um dos seus objetivos nessa nova gestão é levar os conhecimentos e produtos do CCAA para as feiras livres. “Meu sonho é levar esse Centro para as feiras, porque a feira é a base da produção do alimento e a finalização dos produtos. Nós temos potenciais para isso. Precisamos de união, trabalho e confiança no que desenvolvemos”, enfatizou o professor Mário.

Presidente da solenidade, a reitora Celia Regina Diniz parabenizou os(as) docentes empossados(as) e desejou êxito para trabalhar por um Câmpos cada vez mais fortalecido. “Com grande satisfação e profundo senso de responsabilidade que nos reunimos hoje para celebrar um momento de importância singular na vida acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba, aqui no Câmpus II”, destacou.

A posse da nova direção do CCAA, conforme destacou a reitora, marca nova direção do CCAA e da Escola Agrotécnica Assis Chateaubriand, chefias de Departamento e Coordenações de cursos, que assumem com a missão de conduzir com ética, com compromisso, e com inovação os novos rumos do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais. Ainda em seu discurso, a reitora enfatizou que a UEPB tem como pilares o ensino de qualidade, a pesquisa comprometida com o desenvolvimento regional e a extensão voltada para a transformação social. “São esses princípios que continuarão sendo norteados pelas novas gestões que ora se iniciam, fortalecendo o papel da Universidade como agente ativo na construção de uma sociedade mais inclusiva e mais sustentável” , destacou.

Ela também agradeceu à gestão que se encerrou, pelo trabalho dedicado, pelas contribuições oferecidas ao longo de sua trajetória, por cada desafio enfrentado e conquista alcançada. A reitora lembrou que os(as) novos(as) gestores(as) foram escolhidos(as) de forma democrática pela comunidade universitária. A solenidade foi concluída com a reitora e toda plateia cantando a canção “O que é, o que é?”, de Gonzaguinha.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos