Novo edital: Programa “Paraíba sem Fronteiras” oferece bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche
A Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa sobre a abertura de novo edital com concessão de bolsas de Mestrado Sanduíche e de Doutorado Sanduíche, para mobilidade internacional a estudantes de Pós-graduação, no âmbito do Programa Paraíba sem Fronteiras (PBsF).
As inscrições seguem abertas até às 17h de 30 de abril e devem ser realizadas através da plataforma SIGFAPESQ. Estão previstas, inicialmente, até 10 bolsas de mestrado sanduíche e até 10 de doutorado sanduíche para candidatos(as) que possuam vínculo ativo em programa de pós-graduação e já possuam Carta de Aceite da instituição anfitriã estrangeira. Para as bolsas referentes ao mestrado sanduíche, o período de mobilidade a ser realizado deverá ter duração mínima de 30 dias e máxima de 90 dias corridos. Já para as oportunidades de doutorado sanduíche a mobilidade deverá ter duração mínima de 30 dias e máxima de 180 dias corridos.
Candidatos(as) interessados(as) em participar devem estar atentos a uma série de requisitos obrigatórios: permanecer, no mínimo, três meses na universidade de origem após o retorno do exterior, apresentar a anuência da coordenação do programa de pós-graduação e a apresentação de uma carta de aceite da instituição anfitriã, com um coorientador(a) qualificado(a), atender às exigências de proficiência da instituição anfitriã. Não será aceito o(a) candidato(a) que já possua título de pós-graduação no nível desejado (mestrado ou doutorado), nem aquele(a) que tenha realizado mobilidade acadêmica anterior na mesma modalidade, mesmo que sem recebimento de bolsa.
Os(As) selecionados(as) para a bolsa no exterior contarão com diversos benefícios para apoiar sua permanência no país de destino. Entre eles, está a mensalidade, paga a partir da chegada ao exterior e durante toda a vigência da bolsa, destinada a cobrir despesas de manutenção. Além disso, será concedido um auxílio instalação, em parcela única, para custear os gastos iniciais com acomodação, exceto em estadias de até 30 dias. O auxílio deslocamento também será oferecido, com o objetivo de contribuir para a compra das passagens aéreas de ida e volta, em classe econômica e tarifa promocional.
Por fim, o(a) bolsista receberá ainda um auxílio seguro-saúde, pago uma única vez, para contratação de cobertura médica internacional. Todos os valores estão definidos no Anexo I do edital. Para mais informações sobre o edital clique aqui.