Núcleo de Educação e Atenção em Saúde abre inscrições para prática de atividades preventivas à obesidade

16 de setembro de 2022

O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) e o Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), abriu inscrições para a seleção de pessoas interessadas em participar do projeto “Educação, saúde e cultura de mãos dadas: o jeito NEAS/PEPAD de prevenir a obesidade”.

A confirmação da participação pode ser feita até o dia 21 de setembro, pelo e-mail circularsaude.uepb@gmail.com, tendo como público-alvo os servidores da UEPB e a comunidade em geral. Os participantes devem informar nome completo, idade e telefone para contato. As atividades, realizadas em ritmos como forró, contam com treino funcional e meditação guiada, com o intuito de prevenir o sedentarismo e doenças crônicas como a obesidade.

Conforme explicou a professora Clésia Pachú, coordenadora do NEAS, o projeto conta com uma equipe multiprofissional composta por estudantes de diversos cursos da área de Saúde, todos extensionistas da UEPB, sob supervisão realizarão diversas atividades de forma gratuita com os interessados em manter uma vida ativa e saudável. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 15h às 18h, no Parque de Bodocongó.

Atualmente, conforme destacou a professora Clésia, as expressões de desgaste de estruturas do sistema musculoesquelético atingem várias categorias profissionais e têm várias denominações, entre elas, Lesões por Esforços Repetitivos (LERs) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), adotadas pelo Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Previdência Social (MPAS). Deste modo, medidas gerais como redução de peso, correção de postura, controle de estresse e orientações sobre as atividades diárias são fatores importantes no tratamento de doenças musculoesqueléticas.

Texto: Severino Lopes