Núcleo de Extensão Rural Agroecológica lança cartilhas sobre Agroecologia e Produção Orgânica

27 de outubro de 2021

O Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) da Universidade Estadudal da Paraíba (UEPB), lança nesta quinta-feira (28), a partir das 19h as “Cartilhas Agroecológicas”, uma coleção publicada pela Editora Plural. O evento terá transmissão do canal do Youtube do NERA. A coleção Agrobiodiversidade foi elaborada a partir de trabalhos de pesquisa-ação realizados pelo grupo de pesquisa do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido (MCTIC/MAPA/MEC/SEAD – Casa Civil/CNPq Nº 21/2016).

Os projetos atuam em conjunto com agricultoras, agricultores e suas organizações, com instituições de pesquisa e extensão rural e com a Comissão de Produção Orgânica (CPORg –PB) para promover a Agricultura Familiar de Base Agroecológica em diferentes territórios do estado da Paraíba. O CVT de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido, coordenado pela professora Élida Barbosa Corrêa, e o NERA, coordenado pela professora Shirleyde Alves dos Santos e pelo professor Mário Sérgio de Araújo, estão sediados no Câmpus II da UEPB, no município de Lagoa Seca.

Serão lançadas oito cartilhas para acesso digital: (i) Receitas para comer agroecologicamente bem, (ii) Sistema de produção agroecológico da batata orgânica, (iii) Sistema de produção agroecológico da bananeira orgânica, (iv) Pragas e doenças do feijão-macassa e seu manejo ecológico, (v) Manejo ecológico de doenças em citros, (vi) Impactos dos agrotóxicos na saúde humana, (vii) Fertilidade de solos agroecológicos e (viii) Tecnologia social: dessanilizador solar.

As cartilhas serão disponibilizadas on-line pelo site da editora com a opção de leitura digital ou para download em formato PDF.