Papel da Ciência de Dados reúne estudantes, professores e profissionais em evento do curso de Estatística

18 de outubro de 2022

Em tempos de revolução de dados produzidos nas mídias sócias, ou gerados através dos sensores, satélites e corporações, a presença de um estatístico e cientista da Computação para extrair e dar significação para esse volume de informação se torna imprescindível. Isso porque, a análise dessas informações podem auxiliar na vida do cotidiano nas diversas áreas, podendo, por exemplo, ajudar a indústria automobilística a prevenir acidentes, a medicina ser mais eficiente nos diagnósticos e o mercado ser mais eficaz na busca e conquistas de clientes.

Com esse cenário, foi aberto na manhã desta terça-feira (18), no Auditório do curso de Psicologia, no Câmpus I, o evento “Papel da Ciência de Dados na Estatística”, promovido pelo curso de Estatística da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Com palestras, debates, workshop e minicursos, o evento reuniu estudantes e profissionais da área, que também teve atividades realizadas no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).

Com objetivo de promover a interação e intercâmbio profissional entre discente, docentes e profissionais com experiência no mercado de trabalho, o evento foi aberto pelo professor Elias Dias Coelho Neto, coordenador do curso, que deu as boas vindas aos participantes, seguido das falas da professora Vagda Gutemberg Rocha, pró-reitora adjunta de Graduação, o professor Gustavo Henrique, diretor adjunto do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), e do professor Sílvio Fernandes, chefe adjunto do Departamento de Estatística.

As atenções, no entanto, estavam voltadas para a conferência de abertura, “Data Science e Big Data”, ministrada pelo professor Vladimir Costa de Alencar, do curso de Ciências da Computação da UEPB. Em sua palestra, o professor Vladimir enfatizou que a revolução de dados que o mundo vive requer a presença de um profissional da área para aproveitar bem as informações e aplicá-las corretamente nas diversas áreas. Cientista da computação, o professor citou como exemplo a extração de dados bancários que podem evitar possíveis fraudes. Na parte médica, o cientista de dados pode atuar analisando informações de software que pode auxiliar no diagnóstico médico e indicar possíveis formação de “tumor”.

“Nós estamos na revolução 4.0 onde tudo é orientado por dados. Então, existem muitas empresas em que a decisão delas são totalmente orientadas pelos dados. No caso do serviço público, oferecer melhor qualidade com todos esses monitoramentos é uma alternativa para o setor”, explicou. O especialista ainda acrescentou que o profissional que trabalha com informações de dados precisa ter uma graduação e um embasamento matemático, além da Estatística que também é fundamental para o trabalho do cientista de dados.

Coordenador do curso de Estatística e do evento, o professor Elias Dias Coelho Neto, destacou a importância de debater com a comunidade acadêmica. Ele enfatizou que o evento serviu para os discentes conhecerem as novas tecnologias e novos métodos aplicados no processo de análise de dados, através de informações repassadas por profissionais formados na UEPB. “Estamos falando de um campo muito amplo. O grande papel da Ciência de Dados hoje é analisar bancos de informações que estão em fácil acesso na Internet, mas que são complexos de ser analisados”, observou.

O evento seguiu à tarde com a palestra “A ciência de dados, uma visão geral”, ministrada pelo professor Ednário Barbosa de Mendonça, que abordou sua experiência no mercado da Ciência de Dados. Integrou ainda na programação a palestra “Manipulação de Strings, uma breve introdução ao pacote String”, ministrada pelo professor Augusto Ferreira da Silva, além do Workshop “O Papel da Ciência de Dados na Estatística, ontem, hoje e amanhã”, ministrado pela professora Adriana Bahia, bem como o minicurso “Análise de componentes de principais em Data Science”, ministrado pelo professor Ricardo Alves de Olinda. Os participantes tiveram direito a certificados.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos