PARFOR/UEPB inicia novo semestre e recepciona novos participantes em três câmpus da Instituição

6 de março de 2023

Estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em convênio com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/MEC), tiveram um momento especial de boas-vindas na manhã do último sábado (04), no início do semestre letivo.

No Câmpus IV, em Catolé do Rocha, a recepção foi feita pela professora Vaneide Lima Silva, pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância e pelo professor Rafael José de Melo, coordenador local. No Câmpus de Patos, a recepção foi feita pelo professor Valmir Pereira, Coordenador Institucional do Parfor na UEPB e pela diretora do Centro, professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo.

Em Campina Grande, Câmpus I, a acolhida foi feita pela reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz; pela coordenadora do curso, professora Senyra Martins Cavalcanti e por Shirleyde Alves dos Santos, pró-reitora adjunta da PROEAD. A cerimônia de abertura aconteceu simultaneamente nos três câmpus da UEPB, com a acolhida de 105 novos estudantes.

O professor Valmir Pereira destacou a importância do programa, que já formou mais de 1.250 profissionais. “Queremos dar visibilidade ao Parfor/UEPB, fazer com que todas as regiões da Paraíba venham para a Universidade e que esses profissionais que já atuam na área, busquem uma formação pedagógica. Nas mãos dos docentes está a educação. É preciso ter capacitação e conhecimento e a Pedagogia oferece esse conhecimento para cuidar das crianças e dos jovens”, comentou.

“Foi animador e inspirador conhecer a nova turma de professores em busca de formação pedagógica inicial e mesmo uma segunda formação. Desafios vão ocorrer, mas todos temos que lembrar que é uma jornada e nela docentes, as coordenações do Curso e Institucional/Parfor, PROEAD, UEPB e Capes estão comprometidos para apoiá-los no que for necessário”, comentou a coordenadora do Curso de Pedagogia do Parfor, Senyra Martins Cavalcanti.

O Parfor é um programa do Ministério da Educação criado em 2009. Desde 2010, a UEPB vem sistematicamente oferecendo os cursos de licenciatura em Pedagogia, Educação Física e Filosofia. O programa visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula. As aulas são ministradas de forma presencial aos sábados durante o dia todo, em sistema modular.

A coordenação informou que no segundo semestre estão previstas novas turmas de Pedagogia e também de Filosofia. O resultado preliminar das turmas aprovadas está previsto para dia 17 de abril, com seleção e matrícula dos estudantes pela UEPB a se realizar entre 15 de maio e 30 de junho. O início das aulas acontecerá entre agosto e setembro de 2023.

Texto: Carol Cavalcanti e Valmir Pereira
Fotos: PROEAD