Planejamento orienta servidores a votarem em propostas para a UEPB no Orçamento Democrático

8 de julho de 2021

Representantes dos oito câmpus e diversos Cursos e Centros da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) reuniram-se recentemente com a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) para chegar a um acordo sobre demandas a serem feitas junto ao Orçamento Democrático Estadual (ODE), uma iniciativa do Governo do Estado que visa atender demandas locais de diversas regiões da Paraíba.
A PROPLAN relata que manutenção, ampliação e recuperação de bens imóveis da UEPB exige recursos financeiros. Para contornar a insuficiência de recursos para todas as demandas, faz-se necessário a busca de alternativas e mobilização da comunidade acadêmica. Diante disso, a Pró-Reitoria articulou junto às direções dos Centros a participação da UEPB no Orçamento Democrático do Estadual.
Pollyanna Xavier, pró-reitora de Planejamento, explica que o ODE é um espaço de definição de prioridades dos investimentos do Governo Estadual. “É através dele que a população em geral inclui as suas demandas na Lei Orçamentária do Estado. Desta forma, estamos convocando a comunidade acadêmica da UEPB para se organizar e votar nas demandas de cada Câmpus”, disse.
Segundo a pró-reitora, os Câmpus de Patos e Guarabira decidiram solicitar a construção de blocos de salas de aula. Já o Câmpus de Campina Grande chegou conjuntamente à decisão de apoiar a construção da segunda etapa do laboratório do CCT, após diálogo entre a PROPLAN e a direção dos Centros de Ensino. “Todos estão envolvendo a comunidade universitária para votar e pedir a construção dessas obras estruturantes para a Instituição”, relatou Pollyanna.

Profissionais da UEPB elaboraram ilustrações explicativas sobre a votação e demandas de cada Câmpus. “Enquanto servidores da UEPB, devemos colaborar com essas campanhas, votando e pedindo aos nossos familiares, alunos e amigos pra votar também, pois tudo depende da participação popular. Cada CPF é um voto, podemos conseguir pelo menos um voto para cada projeto”, explicou a gestora.
Votação
Todo cidadão pode votar em projetos do Orçamento Democrático Estadual. Ao longo dos anos, diversas cidades tiveram demandas atendidas. Pela UEPB, em anos anteriores, os câmpus de João Pessoa e Monteiro já tiveram suas propostas de novos prédios contempladas no ODE.
É preciso acessar o site do ODE (https://votacaoode.pb.gov.br) e aos servidores da UEPB, sugere-se votar nas demandas dos câmpus da Instituição, conforme proposto nas ilustrações. “O processo é todo digital, em poucos minutos realiza-se a votação e é necessário que na hora de votar seja copiado o texto da demanda que está na arte ilustrativa”, explica Pollyanna.
O Orçamento Democrático Estadual (ODE) é o instrumento no qual cidadãos são convidados a participar das decisões do governo estadual sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em suas obras e serviços. Quem quiser acompanhar as plenárias e demandas de cada região, pode acessar o calendário no endereço https://paraiba.pb.gov.br/diretas/ode/calendario-2021.
Texto: Juliana Rosas