“Pod C+” estreia com diálogo sobre ciência e aproximação entre a comunidade científica e a sociedade

31 de maio de 2023

Vai ao ar nesta quarta-feira (31), a partir das 19h, o podcast “Pod C+”, uma produção da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Instituição e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqtcPB). O projeto é apresentado pelo presidente da Fapesq, professor Rangel Junior, e tem como proposta dialogar sobre ciência, pesquisa e inovação através de um canal de comunicação entre o saber, a comunidade científica e a sociedade.

O programa será exibido todas as quartas-feiras, no canal da Fapesq no YouTube (FapesqPB), e também nos canais da Universidade Estadual da Paraíba (Rede UEPB) e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundacaopaqtcpb). Participarão do podcast pesquisadores e profissionais que atuam na Ciência, Tecnologia e Inovação, pessoas com experiência em gestão, dedicadas ao desenvolvimento científico do estado da Paraíba, para um bate-papo descontraído, numa linguagem simples, popular, dinâmica, onde possam num ambiente diferente falar livremente sobre sua área de atuação, conhecimento, sobre sua vida, seu cotidiano.

Este novo projeto também tem como finalidade apresentar profissionais com reconhecido conhecimento científico para falar como foi o despertar para a profissão, para a atividade de pesquisa. “No Brasil, há poucas pessoas que seguem a carreira docente nas universidades dedicadas exclusivamente à pesquisa. Mais de 90% de toda a pesquisa brasileira é oriunda das universidades públicas. A grande maioria dessas pessoas é formada por docentes que também são pesquisadores”, enfatizou Rangel Junior, presidente da Fundação.

O podcast nasce de uma necessidade identificada há muitos anos, principalmente sobre a importância de popularização da ciência. A ideia é divulgar toda a produção científica, financiada ou não pelo governo da Paraíba, além de assuntos ligados à mesma área de interesse. “O Pod C+ é o espaço para esses profissionais contarem suas histórias de vida, de carreira, suas experiências acadêmicas e científicas, narradas de forma dinâmica. Um bom canal de divulgação e popularização da ciência. Esse é apenas o começo que promete longevidade. A intenção é ampliar para outras plataformas”, afirmou Rangel.

Além da apresentação de Rangel Junior, o podcast Pod C+ tem a criação e direção do coordenador da Comunicação da UEPB, Hipólito Lucena, direção de fotografia de Mahatma Vieira, e som direto de Apolo Ricarte.