Pós em Desenvolvimento Regional promove ciclo de debates com pesquisadores do Brasil e Portugal

21 de março de 2022

Inovação inclusiva e desenvolvimento. É com esta temática que acontecerá nesta terça-feira (22), às 16h, o 2º Ciclo de Debates promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e o Núcleo de Inovação do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). O evento faz parte da programação da Semana de Interação Acadêmica, organizada pelo PPGDR, com transmissão feita pelo canal Rede UEPB no YouTube.

A ideia do Ciclo de Debates é promover diálogos e troca de saberes sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional envolvendo diversas instituições de pesquisa do Brasil e do exterior e, assim, poder ampliar as parcerias em prol do Semiárido brasileiro.

Para Andrea Azevêdo, pesquisadora Bolsista do Instituto Nacional do Semiárido e Pós-doutoranda da TecMinho, Universidade do Minho, Portugal, e uma das organizadoras do evento “a Ciência e a Tecnologia (C&T) ocupam um espaço estratégico na sociedade e se inserem em várias áreas, como educação, indústria, agricultura, governo e outros. Debater CT&I e Desenvolvimento Regional contribui para o entendimento das relações e processos destes temas nos seus diversos contextos sociais. Pode-se dizer que a CT&I é de interesse transversal, uma vez que os seus resultados interferem na vida cotidiana de toda a sociedade”, disse.

Na visão da professora Ângela Maria Cavalcanti Ramalho, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, “a CT&I está cada vez mais envolvida num conjunto de relações sociais bastante amplos. Para os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional é muito importante participar desse Ciclo de Debates”.

Já na visão da pesquisadora Andreia Ponciano, responsável pelo Núcleo de Inovação, do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), “o evento é um movimento no sentido de colocar na agenda dos debates temas como CT&I que são imprescindíveis nos dias atuais” e acredita que “de modo profundo, estas temáticas estão gradualmente envolvidas em um conjunto de relações sociais mais abrangentes”. Ponciano sublinha que o diálogo plural além de trazer conhecimento e múltiplas formas de olhar para as questões relacionadas à Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional, também fortalece as instituições e criam lastros para a realização de importantes ações por meio de parcerias.

O coordenador de Pesquisa do INSA, Emmanuel Moreira, ressaltou a importância do Ciclo de Debates e da construção das parceiras. “Para nós é um privilégio somar esforços acadêmicos dos dois lados do atlântico, especialmente com os parceiros de Portugal, para fomentar a CT&I nesta discussão mais ampla do Desenvolvimento Regional, tendo como intermediador deste debate público uma Instituição de tão alta qualidade científica e de pesquisa quanto a UEPB. Sintam-se todos (as) convidados (as) para prestigiarem mais este evento promovido pelo Núcleo de Inovação do INSA/MCTI”, afirmou

O debate Inovação Inclusiva e Desenvolvimento contará com a participação de Isabel Maria Pinto Ramos, professora do Departamento de Sistemas de Informação Universidade do Minho (UMINHO) – Portugal; Ana Cristina Almeida Fernandes, professora do Departamento de Ciências Geográficas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Flávia Suzany Ferreira Dos Santos, pesquisadora bolsista na Coordenadoria de Inovação Tecnológica (INOVATEC – UEPB) e terá como Mediadora a Professora Ângela Maria Cavalcanti Ramalho.