Premiação de trabalhos científicos marca encerramento do 2º Congresso Universitário da UEPB

11 de novembro de 2022

Após três dias de intensa atividade acadêmica, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na tarde desta quinta-feira (10), a Cerimônia de Encerramento e Premiação do 2º Congresso Universitário da UEPB. Foram divulgados os melhores trabalhos de Extensão, Iniciação Científica e de Pesquisa Lato e Stricto Sensu.

A cerimônia aconteceu do Auditório I da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, conduzida pelo professor Francisco Jaime, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Instituição. O docente citou alguns números do evento que dá a ideia do seu tamanho: mais de três mil inscritos, mais de 800 trabalhos de Iniciação Científica apresentados, mais de 200 pessoas na organização, dezenas de palestrantes. Também mencionou que o 2º Congresso Universitário reuniu diversos eventos ocorrendo concomitantemente: 6ª SEMEX; 29º ENIC; 8º Encontro de Iniciação à Docência da UEPB; 1ª Mostra Científica Stricto e Lato Sensu; Grão Fino Semana de Fotografia; 1º Congresso de Pós-graduação; 5ª Semana de Sociologia; Pitch Day, além de oficinas, palestras, minicursos e mesas-redondas.

A mesa principal foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz, e pelos professores Eli Brandão, Socorro Barbosa e Nadja Oliveira, respectivamente pró-reitor de Graduação, pró-reitora de Extensão e pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa. Os docentes lembraram que ali estava representada o tripé formativo de qualquer universidade: ensino, pesquisa, extensão. Afirmaram que juntar esta tríade que deve sempre caminhar unida foi o principal motivo da criação do Congresso Universitário, uma vez que as mesmas atividades já aconteciam há vários anos, mas de modo independente e em datas separadas.

Porém, após aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), o evento agora faz parte do calendário oficial da UEPB. Os pró-reitores também mencionaram que o Congresso Universitário reuniu, no Câmpus I, docentes e discentes de todos os câmpus da UEPB, mas que as edições futuras terão atividades divididas em diversos Centros.

A reitora mencionou a alegria que é realizar um evento deste tipo, em que se celebra o conhecimento e a ciência. Chamou à frente a Comissão Organizadora deste 2º Congresso Universitário, homenageando-os e reiterando que são necessárias diversas pessoas para fazer funcionar um evento tão grande.

Na cerimônia de premiação, foram divulgados os melhores projetos do 29º Encontro De Iniciação Científica (ENIC); melhores apresentações de projetos do 6° Seminário de Extensão (SEMEX); melhores trabalhos dos cursos de Especialização; melhores trabalhos dos cursos Stricto sensu e o 1° Prêmio Dissertações e Teses da UEPB.

O professor Luciano Justino, coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu, apresentou o 1° Prêmio Dissertações e Teses da UEPB. Ele começou lendo uma minibiografia e homenageando a professora Rosilda Alves Bezerra, que dá nome à premiação. Rosilda atuava no Departamento de Letras do Câmpus III, em Guarabira, onde lecionava na graduação e mestrado. Exercia a função de coordenadora de Pesquisa e fazia parte do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI). A docente faleceu em decorrência da covid-19, aos 54 anos, em fevereiro de 2021.

O professor Justino revelou os premiados e seus orientadores. Os presentes receberam da reitora e componentes da mesa os cumprimentos e a certificação. O prêmio foi dividido por áreas do conhecimento: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

Confira aqui o resultado final, por área de conhecimento, da Premiação Teses/Dissertações UEPB Rosilda Alves Bezerra 2022.

Em seguida, a professora Socorro Barbosa anunciou os nomes dos autores e coordenadores dos melhores apresentações de projetos do 6° Seminário de Extensão (SEMEX), dividida pelas áreas temáticas da Extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia; e Trabalho.

Veja aqui os premiados do 6° Seminário de Extensão.

Ao fim, o professor Carlos Henrique Meneses, coordenador de Iniciação Científica, informou os nomes dos autores e orientadores do melhores projetos de Iniciação Científica. Estes, também divididos por área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas, Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes. Todos os premiados, de extensão e iniciação científica, receberam os cumprimentos da mesa, seus certificados e livros como brindes.

Confira aqui os melhores projetos do 29º Encontro De Iniciação Científica (ENIC).

Confira abaixo alguns momentos das premiações.

Texto e fotos: Juliana Rosas