Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas realiza ação preventiva com foco em educação na saúde do trabalhador

24 de outubro de 2022

Cuidado com a saúde dos servidores e servidoras, olhar humanizado e prevenção das chamadas doenças crônicas. Dentro das atividades voltadas para o mês do servidor, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Setor Saúde do Trabalhador, realizou, na manhã desta segunda-feira (24), uma nova ação preventiva com foco em educação na saúde dos trabalhadores da Instituição.

A ação foi realizada na entrada do prédio da Administração Central, no Câmpus I e contou com a participação da reitora Celia Regina Diniz, de vários pró-reitores, além dos técnico-administrativos de vários setores da Universidade. A iniciativa, terceira realizada pela PROGEP este mês, teve a participação de estudantes do Programa PET Farmácia, do Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) e de uma equipe do curso de Educação Física, ligado um projeto da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL).

Durante a ação foi verificado a pressão arterial, feita a verificação de glicemia capilar, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e estado nutricional. As medidas antropométricas (peso e altura), como também além da realização de massagem relaxante e exposições de stands do Sicred e da Unimed também estavam a serviço dos participantes. A reitora Célia Regina conheceu os projetos envolvidos, verificou a sua saúde em todos os estandes. Ela elogiou os técnicos e estudantes envolvidos na iniciativa e destacou a preocupação da UEPB com a saúde de seus servidores e servidoras, o que possibilita em um melhor serviço prestado à sociedade.

“Na data de 28 de outubro a gente celebra o Dia do Servidor Público e a Universidade Estadual da Paraíba considera extremamente importante a saúde dos nossos trabalhadores e das nossas trabalhadoras para que a gente possa ter uma melhor qualidade de vida, e, consequentemente, um melhor serviço prestado a toda a sociedade”, destacou.

Presente na ação, o pró-reitor Adjunto de Gestão de Pessoas, Josenildo Maria de Lima, também destacou a importância da prevenção da saúde dos servidores. Ele disse que uma das preocupações da Pró-Reitoria é realizar uma ação integradora mostrando a todos que o cuidado da saúde e da vida dentro do ambiente de trabalho é indispensável. “A vida não é só trabalho, temos que ter uma pausa para cuidar da saúde. Estamos fazendo essas atividades neste sentido, de mostrar aos servidores a importância do cuidado”, observou.

Ele acrescentou que com forma de reconhecer e valorizar os servidores e servidoras, a PROGEP realizou outras ações este mês em outros câmpus da Instituição, dentro da campanha do Outubro Rosa. Uma das organizadoras do evento, a técnica de Enfermagem, Luanna Batista Azevedo, reafirmou que os serviços realizados na ação são importantes para detectar alguns problemas de saúde ainda no início. “São medidas importantes para ajudar os servidores a prevenir algumas doenças. E a participação tem sido muito satisfatória”, disse.

O movimento durante toda a manhã foi intenso. O servidor da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), Donizete Aparecido dos Santos, 63 anos, foi o primeiro a iniciar os trabalhos. Após verificar a pressão arterial, glicemia, o IMC, peso e altura, ele saiu tranquilo. A saúde estava em dia. O servidor da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Israel Nogueira, também reservou parte do tempo para aproveitar os serviços, e destacou a importância da iniciativa que valoriza os servidores.
“Boa iniciativa. Precisamos cuidar de nossa saúde”, disse.

A mesma satisfação tiveram os estudantes envolvidos na iniciativa. Carolina Santos Ferreira e Ester Batista são estudantes do 7º período de Farmácia, e foram responsáveis por verificar a pressão e a glicose dos servidores. Elas não esconderam a alegria de colocar em prática os ensinamentos de sala de aula. “É gratificante participar de uma ação como essa”, disse Carolina. A mesma experiência foi vivenciada pelas estudantes Ana Júlia e Maria Carolina, do curso de Farmácia e bolsistas do NEAS. Elas foram responsáveis pela massagem relaxante. Os mesmos serviços também foram oferecidos no turno da tarde.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Codecom