Pró-reitoria de Pós-graduação lança edital para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Capes

31 de janeiro de 2023

Uma oportunidade ímpar de pesquisa em centros de excelência internacional. A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade e Estadual da Paraíba (UEPB) publicou edital para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). O programa oferecerá bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da UEPB. As inscrições serão feitas on-line, no Sistema da CAPES, até o dia 3 de abril.

O Plano é uma ação para complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos de ensino e pesquisa no país.

O PDSE tem como objetivo oferecer oportunidade de estágio a alunos de doutorado da UEPB, matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu com nota igual ou superior a quatro na última Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em centros de excelência científica do exterior.

Conforme estabelece o edital, cada programa de pós-graduação da UEPB poderá indicar apenas um candidato para recebimento da cota. Cada programa será contemplado com uma cota de bolsa, que terá duração de no mínimo seis e no máximo dez meses.

Para concorrer à bolsa do PDSE 2023, cada programa deverá promover entre os docentes e os discentes uma ampla divulgação do EDITAL Nº 01/2023 – PRPPG/UEPB e elaborar edital e seleção internos dos candidatos ao PDSE. Os programas de pós-graduação deverão enviar à PRPGP, via SUAP, a lista dos aprovados, a documentação exigida e a ata da reunião da Comissão Interna de Seleção.

Mais informações podem ser conferidas no edital.