6ª edição do Festival de Artes e Participação Social está marcada para os dias 28 e 29 de setembro

10 de setembro de 2022

“Fome de quê?”. Esse poderia ser apenas um verso de uma conhecida música da banda Titãs, mas, transformou-se em tema que norteará as atividades da 6ª edição do Festival de Artes e Participação Social (Farpas) que será realizado no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nos dias 28 e 29 de setembro. As inscrições para as atividades do evento serão realizadas nos próximos dias na Instituição e nas escolas convidadas a participarem da programação.

Com uma perspectiva de possibilitar a reflexão sobre temas importantes do ponto de vista social, político e cultural, o Farpas consolida-se no calendário institucional envolvendo não apenas estudantes, docentes e técnicos administrativos da UEPB, como inclui convidados de outras instituições e a comunidade de escolas localizadas no entorno ao Câmpus V.

Nesta edição do evento serão realizadas oficinas de fotografia, danças urbanas, produção de conteúdo para o Instagram, rodas de conversa sobre a importância do processo eleitoral, do voto, a respeito da escravidão na Paraíba, apresentações culturais da Banda Oxalá, Traça de Arquivo, dentre outras atividades com a perspectiva de possibilitar o diálogo e a reflexão sobre temáticas relevantes do ponto de vista sociocultural e política.

De acordo com o fundador do Farpas, professor Henrique França, o evento, que acontece todos os anos desde 2017, tendo ocorrido nos três primeiros anos de forma presencial, e em 2020 e 2021 de forma remota, retoma as atividades presenciais com a mesma perspectiva de utilizar a arte como canal para dialogar com os jovens.

“O Farpas é feito de troca de olhares, interação, então essa retomada de forma presencial é fundamental. E escolhemos esse tema [Fome de quê?] pra lembrar não apenas o fato de que o Brasil voltou para o mapa da fome, infelizmente, então vamos falar da fome física, que é processo doloroso, mas, além dessa fome de alimento, queremos falar de fome de arte, democracia, de respeito, emancipação, de valorização à mulher, de diversidade, de educação pública de qualidade, de moradia digna, de respeito à diversidade, de tolerância. Que possamos pensar em caminhos para nos alimentar disso”, explica o professor Henrique França.

A equipe do Farpas, em parceria com os projetos Saciar e Mobilização, inclusão e formação de catadores, está realizando uma Campanha de Arrecadação de Alimentos até o dia 29 de setembro, com o objetivo de receber doações de cestas básicas, assim como frutas, verduras e outros alimentos. As cestas serão para famílias de catadores do Acordo Verde e os alimentos mais perecíveis serão transformados em refeição produzida e distribuída pelo Projeto Saciar.

O Farpas é uma ação do projeto “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexões para além dos muros acadêmicos”, cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), como parte do Programa “Seminário de Saberes Arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas (SESA)”. Esta iniciativa também integra o Centro de Estudos Avançados de Políticas Públicas (CEAPPG) e possui parceria com o Projeto Cineclube Câmpus V..

Texto: Juliana Marques