5ª edição da Grão Fino Semana de Fotografia define período para inscrições nas oficinas

26 de outubro de 2022

Começa nesta sexta-feira (28) o prazo para inscrições nas oficinas ofertadas gratuitamente durante a programação da 5ª Grão Fino: Semana de Fotografia. O evento acadêmico será realizado de 9 a 11 de novembro, em formato híbrido, e neste ano integra a programação do 2º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ao todo, serão ofertadas 160 vagas distribuídas em cinco opções de oficinas.

Todo o processo de inscrições está sendo realizado através da página do evento na plataforma Even 3. Já é possível realizar a inscrição geral no evento, mas a escolha das opções de oficinas só estará disponível para os participantes no dia 28. “Optamos por anunciar previamente a data e horário de abertura das vagas para oficinas para permitir que o público tenha condições iguais de acesso, já que as vagas são limitadas”, explica Rostand Melo, professor do curso de Jornalismo da UEPB e integrante da comissão organizadora.

Serão quatro oficinas presenciais e uma oficina em formato on-line, via Google Meet. As oficinas presenciais serão realizadas sempre a partir das 14h na Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), no prédio do curso de graduação em Arte e Mídia. As vagas estão disponíveis para qualquer pessoa da comunidade, sem necessidade de vínculo com a UEPB ou UFCG.

A oficina “Luz e sombra: uma introdução técnica da iluminação para foto” será ministrada pelo fotógrafo Marcos Vinícius Cacho. A oficina será dividida em duas turmas, sendo uma com encontros nos dias 9 e 11 de novembro e outra turma com encontros nos dias 10 e 11. O objetivo é realizar uma dinâmica prática no dia 11, agregando os participantes das duas turmas. A oficina discutirá aspectos técnicos e conceituais da luz aplicada à fotografia, promovendo a experiência em relação ao uso de iluminadores artificiais.

Já a oficina “Foco na botânica: desvendando o mundo das plantas através da mobgrafia” será ministrada nos dias 9 e 10 de novembro pela bióloga Tatiana Ponce de Leon, coordenadora do projeto de extensão Foco na Botânica (Câmpus V da UEPB), que une a arte da fotografia de celular aos conhecimentos acerca da botânica, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interessante, além de desenvolver o olhar fotográfico e artístico.

A fotógrafa e pesquisadora Nay Jinknss, palestrante da abertura do evento, também vai ministrar a oficina “Estética Racista: Do olhar estrangeiro à Militância”. Nesta oficina, propõe-se a repensar as origens da fotografia para desconstruir as narrativas imperialistas legitimadas por ela, abrindo espaço para outras narrativas. A palestra com Nay Jinknss será no dia 9 de novembro, às 19h no Auditório III da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Já a oficina acontece no dia 11 de novembro, às 14h, na UFCG.

Outro palestrante que também vai ofertar oficina é Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia. A oficina “Astrofotografia” será realizada no dia 10 de novembro, às 14h, apresentando técnicas de produção e processamento de imagens que registram temas astronômicos. Além de conceitos e técnicas, a oficina abordará dicas de equipamentos e práticas para se iniciar na Astrofotografia utilizando apenas uma câmera e um tripé. Ainda no dia 10, às 19h, Zurita participa do debate “Astrofotografia: entre ciência e arte”, no Auditório III da Central de Integração Acadêmica.

A única oficina realizada em formato remoto será sobre o tema “Fotografia Negra Brasileira: Desequilíbrios de presenças e resistências visuais contemporâneas”, ministrada pelo professor Daniel Meirinho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A oficina discute a representatividade e a presença de fotógrafos negros nos festivais, mostras e espaços expositivos nacionais e trata de processos criativos e resistências visuais na fotografia negra contemporânea. A oficina acontece no dia 11 de novembro, via Google Meet.

A Grão Fino Semana de Fotografia é uma realização do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), que agrega estudantes, pesquisadores e professores dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da UFCG. O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UEPB, do projeto de Extensão Coletivo F8 e da Mega Álbum encadernações fotográficas. Mais detalhes no site www.graofinofoto.com.br ou no Instagram.