Bloco da Cinquentinha desfila nesta quinta-feira (16) em Campina Grande contando com diversas atrações

15 de fevereiro de 2023

Nesta quinta-feira (16), o Bloco da Cinquentinha – iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – desfilará pelas ruas da Rainha da Borborema. A “batucada de esquenta” começa às 15h, com concentração em frente ao Centro Artístico Cultural (CAC) da Instituição. Como de costume, o evento é gratuito, totalmente aberto aos interessados nos folguedos espontâneos.

O Bloco terá sua culminância no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). Entre as atrações confirmadas figuram Gitana Pimentel, Orquestra Jovens da Borborema, Tony Show, e o Trio Acauã da Serra. A homenageada desta edição será a professora Eneida Agra Maracajá, idealizadora do Festival de Inverno e do Bloco da Saudade, além de presidente do Instituto Solidarium.

Importante ressaltar que desde seu surgimento, em 2016, um dos propósitos do Cinquentinha era se juntar aos vários blocos que costuram a cidade nesse período, fortalecendo essas iniciativas e promovendo uma celebração multicolorida e diversa, como deve ser o Carnaval, conforme pontuou o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade.

“O Cinquentinha é orientado por valores de solidariedade e defesa dos processos de participação política e artística. Nosso objetivo, é que cada componente dele, possa experimentar coletivamente a cidade como própria, que a reconheça como sua, de fato”, acrescentou.

O CAC é situado por trás dos Correios, na Avenida Getúlio Vargas, nº 44, no Centro de Campina. Quem desejar, ainda tem a opção de adquirir uma camisa do Bloco, no local. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-9719.

Texto: Oziella Inocêncio