“Potiguara: Cenas e Poemas” está disponível para visitação no Departamento de Arte da UFCG

22 de março de 2023

Depois de passar por Baía da Traição (PB), pelo Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e pela Central de Integração Acadêmica Paulo Freire da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a exposição itinerante “Potiguara: Cenas e Poemas” pode ser conferida na entrada do Departamento de Arte e Mídia (DART) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Resultado de um trabalho conjunto entre Paizinha Lemos e Normana Natália Passos, ela segue em cartaz até a sexta-feira (24), inserida na iniciativa “Educompoesia”, realizada pela docente Maíra Nunes.

Paizinha, que é jornalista e fotógrafa da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da UEPB, e Normana, professora do Departamento de Educação da Instituição, explicaram que “Potiguara: Cenas e Poemas” já recebeu mais de 600 pessoas, desde que começou a ser exibida no ano passado.

A exposição traz o olhar peculiar de Paizinha, aliado à escrita poética de Normana. A ideia de unir a criatividade das duas em uma obra imagético-literária surgiu a partir da tese de Normana. Efetuado por meio do Programa de História Social da Universidade de São Paulo (USP), o trabalho dispunha, como objeto de estudo, da trajetória recente daquele povo indígena. A inspiração principal, era, então, a beleza do mundo Potiguar contemporâneo.

A exposição é composta por cerca de 40 registros da vivência dos potiguaras, atravessando o cotidiano, universo simbólico e adornos, entre outros vários elementos que perpassam a rotina deles, somados, assim, às mais diversas impressões literárias evocadas pelas fotografias, totalizando 14 poemas. Boa parte do que é mostrado data de 2019, mas outras fotos e escritos foram progressivamente incorporados à obra, conforme ela também foi sendo exibida noutros lugares, segundo informaram Normana e Paizinha.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Paizinha Lemos