“Zabumba Lá” celebra 40 anos do Maior São João do Mundo no calendário pré-junino de Campina

12 de maio de 2023

Em 2023, a mais grandiosa e tradicional festa junina do brasil, o Maior São João do Mundo, completa 40 anos e, por isso, este é o tema da 3ª edição do “Zabumba Lá” – iniciativa realizada por meio da Secretaria de Cultura (SECULT) e da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). O evento, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), busca revelar e celebrar a história dessa comemoração, através de diversos nomes da cena artística local, com homenagens feitas em quatro programas.

A iniciativa ocorre no Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 19h30, dentro do calendário pré-junino de Campina, com entrada franca. Além de enaltecer figuras conhecidas pela sua intensa participação no Maior São João do Mundo, a exemplo dos apresentadores Massilon Gonzaga, Abílio José, Cléber Oliveira e Evilásio Junqueira, dentre outros, este ano o “Zabumba Lá” contempla a narrativa da trajetória de Capilé – o primeiro que foi laureado, na última quinta-feira (11) – Clã Calixto (família Calixto), Amazan e Elba Ramalho, sempre na perspectiva dos festejos de São João na Rainha da Borborema.

Para a professora aposentada do Departamento de Comunicação (DECOM), Goretti Sampaio, que coordena o projeto, a homenagem a cada um que integra a programação, é muito justa. “É imensurável a colaboração deles para a difusão da cultura nordestina. Ficamos felizes por ensejar esse momento, contribuindo para a construção histórica e documental da representatividade dos nossos artistas populares. Saudamos, igualmente, a Prefeitura e seus gestores, bem como a todos aqueles que direta ou indiretamente colocaram sua energia, e seguem fazendo isso, para que a festa tenha alcançado dimensão nacional e internacional”, assinalou.

O “Zabumba Lá” foi idealizado pela secretária de Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), Giseli Sampaio e, conforme Goretti, também dispõe da parceria da Secretaria de Educação (SEDUC) de modo a oportunizar práticas didático-pedagógicas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), figurando para eles como atividades extracurriculares.

A professora Goreti agradeceu, ainda, pelo apoio da PROCULT e lembrou que o conteúdo do projeto é parte da programação cultural do 18º Folkcom – promovido pelo Departamento de Comunicação Social e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSSA) da UEPB, de 6 a 8 de julho.

Para o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, o “Zabumba Lá” tem uma grande importância para a cidade, posto que fortalece as tradições musicais regionais, merecendo, assim, total apoio e envolvimento. “A alegria para nós é enorme, ainda mais porque Luizinho Calixto é um dos artistas que terá sua história mostrada, pelo trabalho de divulgação em relação ao fole de oito baixos. Sempre reverenciamos o talento dos Calixto e vemos com muita satisfação esse reconhecimento, especialmente a Luizinho e a João “, disse.

O empreendimento conta também com a parceria da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (FURNE), sendo a transmissão efetuada via TV Nordestina.

Amor pelo São João
O “Zabumba Lá” vem chamando a atenção dos campinenses pela organização impecável e a beleza dos espetáculos, aliado a um olhar sensível para a vida e a obra dos artistas. Sobretudo para quem vive na cidade e ama o São João, a celebração dos 40 anos da festa é motivo de orgulho e, sem dúvida, a iniciativa intensifica esse sentimento.

No segundo programa da edição, em 18 de maio, o “Clã Calixto” terá sua trajetória revelada, a partir da atuação de Zé Calixto e Bastinho Calixto (in memorian); além de João Calixto e Luizinho Calixto. Da oportunidade participarão Biliu de Campina, Cacá do Forró, Rangel Júnior, e Roninho do Acordeon, entre outros, bem como a Quadrilha Expressão Junina e o Grupo de Cultura Popular Ariús.

No penúltimo programa, dia 25 de maio, o cantor e sanfoneiro Amazan será o homenageado. Na ocasião também se farão presentes Tom Oliveira, Fabiano Guimarães, Josélio Camelo, e Os Três do Nordeste. A Quadrilha Escorrega Mas Não Cai e o Grupo Tropeiros da Borborema comporão o evento.

Encerrando a edição deste ano, em 31 de maio, no palco do Severino Cabral será narrada a história de Elba Ramalho, quando artistas convidados cantarão grandes clássicos dela. Heloísa Olinto, Anna Barros, Janine Lima, Edra Véras e Augusto Arruda estão entre os nomes da programação, que terá, ainda, a Quadrilha Mistura Gostosa. Os ingressos podem ser acessados AQUI.

Texto: Oziella Inocêncio