Público poderá conferir no MAPP exposição Movimento Armorial 50 a partir desta quinta-feira (18)

16 de maio de 2023

A exposição Movimento Armorial 50 Anos, ainda inédita no Nordeste, será aberta ao público gratuitamente no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, nesta quinta-feira (18). Amanhã (17), haverá uma abertura exclusiva para imprensa, comunicadores e autoridades, respectivamente, nos turnos da tarde e da noite.

No período vespertino, a premiada curadora paulistana, Denise Mattar, comandará uma visita guiada apresentando todos os detalhes, belezas e peculiaridades de um conjunto de 140 obras e seus respectivos artistas.

Além de arte, música e literatura, a exposição – que dispõe do patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura – apresenta aos visitantes uma série de possibilidades para que possam interagir mais de perto com a essência do Movimento Armorial, criado em 1970 por Ariano Suassuna e um grupo de artistas.

De 18 a 21 de maio, por exemplo, quem quiser poderá registrar a passagem pelo evento em um miniestúdio, montado pela Petrobras no térreo do MAPP. É só fazer a foto, com direito a escolher um filtro com uma cena do Cordel ou uma temática da exposição, imprimir na hora e levar uma linda lembrança para casa.

O visitante também contará com um espaço cenográfico e instagramável, inspirado na arte da xilogravura. E, pertinente ao assunto, nos dias 20 e 21 de maio, respectivamente, das 16h às 17h e das 20h às 21h, as primeiras 30 pessoas que se inscreverem, lá mesmo, no MAPP, poderão participar de uma oficina de xilogravura ministrada por Bacaro Borges, filho do famoso xilógrafo pernambucano J.Borges.

A exposição abre o ciclo de atividades de uma grande Mostra que oferece, ainda, Encontros Petrobras de Música e rodadas de conversa a respeito da Arte Armorial. Os chamados eventos paralelos ocorrerão na sequência, respectivamente, nos meses de julho e agosto.

Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) – Campina Grande

De 18 de maio a 20 de agosto de 2023

De terça a sexta, das 10h às 20h

Sábados e domingos, das 14h às 20h