PROEST divulga materiais sobre saúde mental, nutrição e dicas de exercícios físicos em tempos de Covid-19

4 de maio de 2020

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como uma pandemia, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passou a desenvolver uma série de ações com o intuito de ajudar a conter o avanço da doença. Com o reforço das medidas de isolamento social, a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) elaborou e está disponibilizando materiais informativos com informações importantes e de qualidade para os estudantes nesse tempo de pandemia, quando inúmeras são as consequências para a sociedade.

O primeiro material é a cartilha “Autocuidados com a Saúde Mental”, que foi produzida pela psicóloga Luíza Porcaro e reflete sobre a importância da atenção com a saúde mental frente ao afastamento social e ao coronavírus. O material reúne dicas e sugestões de cuidados simples que as pessoas podem ter com a saúde mental. A psicóloga salienta que “é muito importante que os estudantes se lembrem que o que está posto na cartilha não pretende ser uma verdade absoluta e as sugestões não devem ser encaradas como uma tarefa obrigatória a ser cumprida”.

Ela reforça que é interessante que as pessoas façam o que lhe faz bem, no seu tempo e respeitando as suas possibilidades. Na cartilha, Luíza Porcaro destaca os danos à saúde mental, causados pelo distanciamento social e observa que a saudade de tudo e de todos que estão distantes, as inúmeras incertezas em relação ao presente e futuro e a preocupação pelo bem-estar próprio e daqueles que se ama, entre outras coisas, tornam-se gatilhos constantes para o medo, o estresse, a ansiedade e muita angústia.

“Sentir tudo isso neste momento é normal e compreensível, mas precisamos tentar encontrar meios de nos preparar para lidar com nossas dores e angústias”, observa Luíza. Em uma das dicas, ela lembra que o excesso de informações é prejudicial e, por isso, é preciso buscar o acesso a sites de informações confiáveis.

Além da cartilha, está sendo divulgado o e-book “Orientações Nutricionais para a quarentena e dicas de exercícios físicos para serem realizados em casa”, produzido pela nutricionista da PROEST, responsável pelo Restaurante Universitário, Caroline Almeida, e pela profissional de Educação Física da Coordenação de Esporte e Lazer (COEL), Roseane Barros. Por meio deste material é possível obter orientações nutricionais para este período de quarentena e dicas de exercícios físicos que podem ser realizados em casa.

A PROEST informa que os estudantes que tiverem qualquer dúvida não contemplada por estes materiais ou que desejem uma orientação mais individualizada, devem entrar em contato com o setor pelos e-mails proest@uepb.edu.br e coeluepb.17@hotmail.com ou por mensagem direta nos perfis do Instagram @proest.uepb e @coeluepb, além do Facebook da COEL (https://www.facebook.com/coel.uepb.1).

Texto: Severino Lopes