Professora de Fotografia do curso de Jornalismo lança e-book sobre como fazer fotos criativas em casa

14 de junho de 2021

Exercitar a arte fotográfica sem sair de casa, usando os utensílios domésticos como material de apoio e de inovação. Essa é a ideia do livro “Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade”, lançado pela editora da Universidade Federal da Paraíba (EDUFPB). De autoria da professora de Fotografia do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Agda Aquino, a obra é fruto de mais de um ano de trabalho e é composta por 62 lições e um glossário que visam ajudar o fotógrafo ou a fotógrafa iniciante a exercitar a fotografia e ter intimidade com o equipamento fotográfico.
“A ideia é mostrar que é possível fazer imagens de impacto, bem como estudar e aprofundar os conhecimentos fotográficos, em um ambiente limitado e com poucos recursos”, explica a professora, que idealizou o projeto no início da pandemia do Covid-19.
Usando materiais simples e luzes improvisadas é possível transformar o lar em um espaço de aprendizagem repleto de possibilidades. O projeto gráfico foi pensado para que o manual possa ser consultado pelos dispositivos móveis e as lições abordam também a fotografia via smarthphone. “Trabalhar com a diagramação editoral de um projeto tão particular com um manual de fotografia foi algo apaixonante desde o início, ainda mais com um material elaborado com tanto carinho”, conta a designer Sâmella Arruda, explicando também que buscou referência na alegria das cores para dividir as seções do livro e na linguagem clara, que atende a todos os públicos, para compor as páginas com instruções.
Voltado especialmente para estudantes, curiosos e professores que queiram usar a fotografia como recurso didático, o livro traz práticas de maneira detalhada, facilitando o processo de reprodução. Mais do que um catálogo de possibilidades para o aprendizado fotográfico, a intenção do livro é funcionar como incentivo para um mergulho no mundo da fotografia sem sair de casa. Para baixar o e-book gratuitamente, clique AQUI.
Sobre a autora
Agda Aquino é professora de fotografia desde 2007. É docente dos departamentos de Comunicação Social da UEPB (curso de Jornalismo) e da UFPB (curso de Cinema e Audiovisual), sendo a primeira mulher a assumir oficialmente, através de concursos públicos, as cátedras de fotografia nos dois cursos.
É graduada em Jornalismo, com especialização em Redação Jornalística, mestrado em Comunicação e Estudos da Mídia e doutorado em Educação, onde desenvolveu uma tese sobre o ensino de fotografia nos cursos de Jornalismo do país. Além da docência em fotografia, tem experiência na fotografia documental, de moda e experimental, além de exposições fotográficas, curadorias, juris e comissões julgadoras de concursos fotográficos.