PROGEP E NAI concluem turma pioneira do curso de Língua Brasileiras de Sinais para servidores da UEPB

1 de abril de 2022

O Setor Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), finalizaram a primeira turma do curso de Língua Brasileiras de Sinais (Libras) – Nível I. Esta atividade teve como objetivo capacitar os técnicos administrativos da Instituição na comunicação com a comunidade surda, além de promover a interação entre surdos e ouvintes no ambiente da Universidade.

“Em 2021 tivemos a ideia de fazer uma parceria com a PROGEP, primeiro criamos um GT com o objetivo de mapear, por meio de um questionário, os servidores com deficiência. A partir desta ação, surgiu a ideia de criar ações de capacitação, e no ano passado a primeira ação foi oferecer o curso de Libras básico para servidores. Uma atividade com 20 horas realizadas on-line. Teve o Nível I e agora vamos oferecer o Nível II. E nós temos outras ideias, no sentido de continuar promovendo ações inclusivas, não só ações de capacitação, mas também em outras perspectivas no sentido de promover uma melhor acessibilidade para servidores técnicos e docentes que venham a prestar serviços à UEPB”, disse o coordenador do NAI, Alinbenberg Oliveira.

Considerando o êxito desta turma pioneira do curso, a equipe técnica decidiu abrir a turma Curso de Libras – Nível II, para que os participantes pudessem dar continuidade aos seus estudos e formação. Uma segunda turma para o Nível I está sendo planejada para o próximo semestre, no sentido de fortalecer as práticas de inclusão para a comunidade acadêmica.

“Estudar Libras foi para mim um caminho sem volta. Sim, mas no bom sentindo. Foi uma experiência encantadora e instigante, que me despertou reflexões sobre responsabilidade, empatia e compromisso. Compromisso profissional, quando hoje questiono como cirurgiã-dentista e professora, como podemos receber um paciente com o qual nós não somos capazes de nos comunicar? Como, enquanto docente, poderei sensibilizar meus alunos, futuros profissionais, se não conheço as possibilidades da comunicação através da Língua Brasileira de Sinais? Esses questionamentos me trouxeram uma grande inquietação e desejo de aprender mais sobre essa língua tão necessária na sociedade inclusiva que buscamos”, disse a professora Andreza Targino, do Departamento de Odontologia, Câmpus I.

Sobre as novas turmas do curso de Libras, posteriormente o NAI divulgará as informações sobre período de inscrições e vagas ofertadas.