PROGEP oferece plantão de escuta e aconselhamento psicológico para servidores da Universidade Estadual

22 de setembro de 2022

Em alusão às atividades da campanha Setembro Amarelo, iniciativa que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) volta a oferecer o serviço de plantão de escuta e aconselhamento psicológico presencial para os servidores da Instituição. A atividade presencial foi suspensa devido à pandemia da covid-19, uma vez que ela funciona a partir das ações de extensão desenvolvidas pela Clínica de Psicologia da Instituição, mas teve continuidade de forma remota.

E para ampliar o alcance das atividades que possuem esse propósito, será realizada nesta terça-feira (27), às 9h, no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus I, uma palestra com a professora Carla de Sant’Ana Brandão, que abordará questões relativas à importância da escuta e aconselhamento psicológico, bem como a atenção na redução do sofrimento e prevenção do suicídio. Esse momento também marca a ampliação do atendimento da escuta e aconselhamento psicológico na Universidade, que também será oferecido de forma remota.

Este serviço de escuta psicológica é caracterizado por um acolhimento imediato, percepção atenta e facilitadora com o objetivo de reduzir o sofrimento mental frente as situações de emergência psíquica para servidores da UEPB. O evento é promovido pelo setor de Serviço Social da PROGEP, em parceria com a Clínica Escola de Psicologia e com o setor de Desenvolvimento de Pessoas da PROGEP. Além da professora Carla Brandão, também participará da atividade a pró-reitora de Gestão de Pessoas e psicóloga organizacional, Ana Paula Lima da Silva.

O serviço de plantão de escuta e aconselhamento psicológico para servidores UEPB dará início aos atendimentos a partir do mês de Outubro, dentro da programação das ações do mês do servidor realizadas pela PROGEP.

Informações:
PROGEP: telefones 3315-3494 e 3315-3518
Instagran: @acolhimentopsi.uepb (por meio de mensagem privada)

Plantão de escuta psicológica para servidores do Câmpus I:
Escuta presencial quarta-feira, das 9h às 13h – Sala 107, 1° andar (Não precisa agendamento);

Escuta on-line (para todos os servidores, com exceção do Câmpus I):
Sexta-feira, das 8h às 12h.
Agendamento de segunda a quinta-feira, até às 14h, pelo e-mail: acolhimentopsi.uepb@setor.uepb.edu.br.

Projeto de Extensão Serviço de escuta psicológica e grupo vivencial centrado na pessoa
Responsável: professora Carla de Sant’Ana Brandão (CRP 13/2287)

Texto: Givaldo Cavalcanti