PROGEP promove ação educativa de promoção à saúde em alusão ao Dia do Combate à Hipertensão Arterial

17 de maio de 2022

Como parte das ações alusivas ao Dia Mundial do Combate à Hipertensão Arterial, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do setor de Saúde do Trabalhador e Serviço Social da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), foi realizada uma série de atividades de educação e promoção à saúde, durante esta terça-feira (17). Os atendimentos aconteceram hall do Prédio de Administração Central, no Câmpus I, com a participação de vários servidores técnicos administrativos da Instituição.

Ao longo dia, foram realizadas ações de orientação à prevenção de hipertensão arterial, assim como aferição da pressão arterial e medição antropométricas que inclui peso e altura para os servidores da UEPB. A ação também contou com a presença de estudantes do curso de Educação Física que tiveram a missão de medir o Índice de Massa Corpórea (IMS) dos servidores.

Responsável por verificar a pressão arterial dos servidores, a enfermeira do trabalho Luana Batista, destacou a importância das pessoas verificarem sempre a pressão, como forma de prevenir doenças futuras. “O ideal é a prevenção, visto que a hipertensão arterial é uma doença crônica. É importante que mesmo sem a pessoa estar com os sintomas, aferir a pressão”, orientou.

A técnica de segurança do trabalho da PROGEP, Queila Duarte também considerou importante para os servidores despertarem para a necessidade de aferir sempre a pressão arterial como forma de garantir uma vida saudável. “É importante os servidores terem consciência e estejam sempre com a saúde em dia, vendo essas questões de pressão e glicemia, por exemplo, para se prevenir e ter um controle da saúde”, destacou.

Durante a ação, a equipe da PROGEP também forneceu informações educativas através da distribuição de panfletos com dicas sobre a hipertensão arterial como os sintomas, os fatores de risco e como prevenir a doença. Um dos primeiros servidores a ser atendido na ação foi Crisosthenis Delfino da Silva. Consciente, ele destacou a importância da ação e disse que sempre que surge a oportunidade, procura verificar a pressão e realizar algumas atividades que garantem uma vida saudável. O professor Cidoval Morais, diretor da Editora Universitária (EDUEPB), também participou da ação e enalteceu a iniciativa. “É uma ação importante para prevenir doenças”, disse.

Conforme informações do material educativo distribuído na ação da PROGEP, a hipertensão arterial acontece quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias é muito forte ficando acima dos limites normais. A ação reforça a campanha da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), que este ano escolheu como tema “Meça a Pressão e Descomplique a Vida”.

A campanha reforça a importância da aferição da pressão arterial para o diagnóstico, o controle da pressão, a adoção de hábitos saudáveis de vida e o uso correto da medicação, quando indicada para prevenir as principais complicações da doença, como o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença renal. Entre as causas para o desenvolvimento da hipertensão estão a obesidade, histórico familiar, estresse e o consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados.

Texto e fotos: Severino Lopes