PROGRAD realiza solenidade de Colação de Grau Extraordinária para 128 formandos do semestre 2022.1

30 de setembro de 2022

Uma manhã para ficar na história. Guardar na memória cada momento vivido da realização de um sonho. Um momento para familiares orgulhosos e formandos olhando para o futuro com perspectivas de como bons profissionais contribuir para um mundo melhor. Com esse sentimento, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realizou, na manhã desta sexta-feira (30), a solenidade de Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo de 2022/1.

Ao todo, colaram o grau acadêmico 128 formandos dos cursos de graduação do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Educação (CEDUC), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Centro de Ciências Jurídica (CCJ), todos dos Câmpus I de Campina Grande; bem como, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II, de Lagoa Seca; do Centro de Humanidades (CH), Câmpus III, de Guarabira; do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII, de Patos; do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Câmpus VI, de Monteiro; e do Centro de Ciências Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII, de Araruna.

A solenidade, presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão da Silva, com a participação da pró-reitora adjunta de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, foi realizada no auditório do Departamento de Psicologia, no Cãmpus I. Para evitar aglomeração e facilitar no controle da organização, garantindo mais conforto aos formandos, a PROGRAD dividiu a solenidade em dois momentos.

Inicialmente colaram o grau 20 formandos dos cursos do CCT e 22 dos cursos do CCBS. Nesta primeira cerimônia, a graduanda Ana Renata Mendes Lima, do curso de Química Industrial, recebeu a incumbência de fazer o juramento em nome dos demais formandos. Os concluintes em pé, orgulhosamente vestidos com suas becas e com os braços estendidos, repetiram as palavras da juramentista.

Um dos momentos especiais da solenidade, aguardado com muita expectativa pelos concluintes, foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico. A graduanda Tatiane Mama do Nascimento, do curso de Química, conferiu o grau em nome da turma do CCT, conferido pela professora Vagda Gutemberg. Na sequência, a graduanda Lourena Sousa Fernandes, do curso de Ciências Biológicas, colou o grau representando os formandos do CCBS, também conferido pela professora Vagna.

Na segunda parte da solenidade, colaram o grau acadêmico os graduandos e graduandas dos câmpus II, III, VI, VII e VIII. A juramentista foi a graduanda Aury Brito da Costa, do curso de Pedagogia. Emocionada, ela prestou o juramento, tendo suas palavras sendo repetidas pelos demais concluintes. Na sequência, aconteceu a cerimônia de Conferência do Grau Acadêmico. A missão de colar o grau em nome da turma, foi dada ao graduando Carlos Alberto Guerra, do curso de Direito, conferido pela pró-reitora adjunta de Graduação.

Representante da reitora Célia Regina Diniz na solenidade, o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, fez um discurso emocionado, otimista, e marcado por homenagens, poesia e informações sobre a atual conjuntura do país no que se refere à educação pública gratuita. Inicialmente, ele recitou o poema “Saudade”, de Patativa do Assaré, como forma de prestar uma homenagem póstuma aos professores, estudantes da UEPB, que tiveram suas vidas ceifadas pela covid-19.

O pró-reitor enfatizou que os novos profissionais agora fazem parte da história da UEPB. E lembrou que a colação de grau é um momento de prestação de contas da Universidade, que é financiada com recursos do povo paraibano, e que forma estudantes de diversos estados do Brasil. “Muitos de vocês são os primeiros a ter um diploma de curso superior na família, e isso tem um grande significado. Vocês atravessaram tudo isso. Chegar até aqui é uma vitória de vocês, uma vitória de seus familiares, uma vitória da UEPB e uma vitória das universidades públicas”, enfatizou o pró-reitor.

Na sequência, ele destacou que as universidades públicas são um modelo de ingresso inclusivo. Somente aqui no Estado da Paraíba, cerca de 90% dos alunos da UEPB são ingressos do Estado. Em cada município da Paraíba tem a marca da Instituição. Adiante, o professor Eli Brandão ressaltou que a UEPB é uma instituição inclusiva e que tem compromisso com o desenvolvimento do Estado. Ele lembrou ainda que 95% de toda a produção científica do país é obra das universidades públicas. Após a solenidade, os graduados assinaram o livro de ata já na condição de profissionais formandos.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos