Programa de extensão promove ação especial em alusão ao Dia das Mães com massagem e hidroginástica

Programa de extensão promove ação especial em alusão ao Dia das Mães com massagem e hidroginástica
15 de maio de 2025

Na tarde desta quinta-feira (15), um dos projetos que compõem o Programa de Extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LPSEL), do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), organizou atividades comemorativas pelo Dia das Mães, que incluiu massagem e quadrilha aquática.

O LPSEL, apelidado como “Escolinha do DEF”, abrange diversas modalidades esportivas. Às terças e quintas, a partir das 13h30, na piscina do Polo EAD da UEPB, ao lado da Central Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande, acontece as aulas de hidroginástica para adultos. As aulas são disponibilizadas gratuitamente para o público em geral, sempre com ampla procura.

Nesta tarde, estudantes extensionistas do projeto organizaram uma ação para comemorar com a turma, formada por mulheres, em sua maioria, o Dia das Mães, ocorrido no domingo (10). A tarde começou com massagem realizada pelos discentes, seguida da aula de hidroginástica, hidro dança e uma quadrilha aquática improvisada. Miguel Ferreira é estudante de Educação Física, bolsista do projeto, um dos instrutores de hidroginástica e muito querido pela turma, dada sua animação e interação.

Outro estudante bolsista é Artur Gustavo de Sousa, instrutor de hidroginástica no projeto já há três anos. Ele conta que a turma tem cerca de 30 pessoas e é bastante eclética, composta de novatos e veteranos. “Geralmente o público é composto de pessoas da terceira idade, pelo baixo impacto da modalidade e recomendação médica, mas a turma é voltada para todo o público adulto”, disse. Sobre a dança inserida na hidroginástica, ele explica que a intenção é de socializar, trazer mais interação na turma.

Almirta de Sousa Araújo é uma das integrantes da turma de hidroginástica, que já frequenta as aulas há dois anos. “É muito bom. Tem dia que eu chego sem coragem, com dor em todo canto. Mas sempre há cuidado da parte dos instrutores, que verificam minha pressão, veem se está tudo bem”, contou ela sobre as aulas. Almirta vem com sua irmã, Patrícia Araújo, que já faz hidroginástica há dois anos e meio. “Eu gosto muito das aulas e os instrutores são uma maravilha”, relatou. Valneli Maciel é aluna há apenas um mês e saiu da massagem dizendo que estava maravilhosa e aliviada das tensões. Carla Farias também é aluna novata. Vinha tentando se inscrever desde o ano passado e disse estar animada para continuar.

A professora Anny Sionara Dantas, fundadora e coordenadora do LPSEL, explicou que o programa já existe há 25 anos, mas a hidroginástica é mais recente, com aproximadamente de cinco anos. A parceria com o Polo EAD já existe há cerca de 10 anos e foi fundamental para algumas turmas, segundo a docente. “A piscina do DEF é semiolímpica, é mais funda e nem sempre é adequada para alguns públicos ou atividades, com as de adaptação, crianças ou adultos iniciantes, pessoas idosas e crianças atípicas”, disse.

Para mais informações, confira o perfil do LPSEL no Instagram.

Texto e fotos: Juliana Rosas