Programa de Pós-graduação e Grupo de Pesquisa promovem Feira Cultural em comunidade do Brejo paraibano

23 de maio de 2023

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGCEM) e o Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (Grecomvida) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus I, promovem no domingo (28), a 4ª Feira da Cultural na comunidade Chã da Pia, município de Areia, no Brejo paraibano.

O projeto, coordenado pela professora do Departamento de Biologia, Márcia Adelino da Silva Dias, desenvolve uma série de atividades de pesquisa e extensão em uma comunidade tradicional de ceramistas (loiceiras), no Sítio Chã da Pia. O grupo de pesquisa liderado pela professora é cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Essa Feira, segundo a professora Márcia Adelino, é a culminância dos projetos PROPESQ, PIBIC e extensão do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Biológica. As atividades realizadas desde 2012 envolvem estudantes dos cursos de graduação e da Pós-graduação da UEPB. Durante o evento será lançado o livro “Quintais da Chã da Pia, amor, cultura e tradição”, organizado pela professora Márcia Adelino da Silva Dias e Darnley Dias Campos. A obra foi publicada pela Editora Universitária (EDUEPB). A feira contará ainda com visitação, oficinas e exposição de produtos artesanais.

Texto: Severino Lopes