Projeto de Extensão do Curso de Direito do Centro de Humanidades promove discussão sobre Direito e Literatura

5 de julho de 2021

Um projeto de Extensão do curso de Direito, do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III em Guarabira, está possibilitando a promoção de um debate sobre o Direito e a Literatura. Diversas palestras com especialistas das duas áreas já foram realizadas desde o início das atividades. Por conta da pandemia, os encontros estão sendo realizados de forma virtual.
Intitulado de “O Papo Direto com a Literatura”, faz parte de um movimento que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional, que busca humanizar o estudo e a interpretação das ciências jurídicas através de uma abordagem interdisciplinar com a literatura. A idealizadora do projeto, professora Luciana Souto de Oliveira, explicou que “o objetivo do papo Dire(i)to com a Literatura é realizar uma palestra a cada mês, na qual um professor convidado escolherá uma obra literária, com abordagem jurídica, para conversar com alunos e demais interessados, de maneira direta e descontraída”, afirmou.
Os eventos estão sendo realizados remotamente, através do Google Meet, plataforma de videochamadas do Google, na última semana de cada mês e contam com certificação para os ouvintes que participarem dos encontros. Até o momento, já foram trabalhadas temáticas como a discriminação do trabalho doméstico, o trágico e o maravilhoso no mundo do direito, a violência contra a mulher, a sertanidade e os direitos fundamentais.
Aluno extensionista do projeto, Rivaldo Damacena Ramos, observou que apesar de serem realizadas com enfoque jurídico, as palestras são abertas ao público em geral, e qualquer pessoa pode participar, desde que se inscreva nos formulários que são disponibilizados. Para ter mais acesso às informações sobre o projeto e ficar atento aos próximos eventos, basta acessar o perfil no Instagram (@papodireitocomaliteratura).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Sala Virtual