Projeto de extensão do curso de Jornalismo promove primeiro ciclo de oficinas de fotografia para estudantes

7 de outubro de 2022

Com o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos estudantes em fotografia e retomar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, o projeto de extensão COLETIVO F8, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio de uma iniciativa do coordenador Rostand Melo e da professora Agda Aquino, que ministram o componente curricular de fotografia no referido Bacharelado, realiza o primeiro ciclo de oficinas de fotografia com graduandos de Jornalismo.

O conteúdo das oficinas é distribuído em quatro aulas ministradas pelos professores entre o final de setembro e início de outubro. Ao todo, mais de 70 alunos se inscreveram, mas só 20 foram selecionados para que fosse possível o suporte de maneira adequada pelos ministrantes. De acordo com o professor Rostand Melo, as oficinas foram idealizadas a pedido dos estudantes que tinham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre fotografia. Durante as aulas, os alunos podem praticar com os equipamentos disponíveis da Universidade junto aos colegas e com auxílio dos professores. A professora Agda Aquino lembra que apesar de retornar aos conteúdos vistos em sala de aula, os quatro dias de oficinas são um complemento do conteúdo.

As oficinas foram ofertadas a partir do projeto de extensão COLETIVO F8, um projeto anterior, coordenado pelo professor Rostand Melo que existe desde o final de 2017. O projeto tem um site (coletivof8.com) onde as produções de cada aluno são publicadas dando espaço e visibilidade aos participantes. “A partir do vínculo com o projeto de extensão a gente consegue não apenas ofertar essa formação, como também institucionalizar essa oficina com a emissão de certificados e com a participação dos integrantes do projeto”, explica o docente.

A estudante do sétimo período do curso de jornalismo, Louyz Rodrigues, destaca como tem sido esse momento, “ter o professor ali, orientando, ter os colegas auxiliando também, equipamento adequado e lugar favorece o aprendizado. Estão sendo dias super proveitosos, que eu tenho certeza que tudo isso vai ser levado pra vida toda”. Louyz foi uma das alunas que colaborou junto com colegas para o portal COLETIVOF8.

Os alunos que não foram selecionados para primeira turma serão chamados para os próximos ciclos de oficina, que devem acontecer no próximo período letivo.

Texto e fotos: Litália Barros (Estagiária)