Projeto de extensão programa mutirão para ajudar contribuintes no envio da declaração do Imposto de Renda

26 de abril de 2022

O projeto de extensão “Espaço Contábil Fiscal (ECF)”, desenvolvido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vai auxiliar de graça os contribuintes a preencherem a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. Há seis anos o programa de extensão “Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento” oferece esse serviço aos servidores e estudantes da Instituição, como também da comunidade em geral.

Desde o dia 7 de março os contribuintes de todo o país já podem enviar a declaração. O prazo dado pela Receita Federal vai até o dia 31 de maio. Como muitos contribuintes ainda têm dificuldade para fazer a declaração e dependem de um contador, o projeto oferece essa oportunidade como forma de prestar serviço à comunidade e formação dos futuros profissionais da área.

Assim, como forma de facilitar a vida dos contribuintes que ainda não fizeram a declaração, o projeto programou para os próximos dias 11 e 12 de maio, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, um mutirão para ajudar a comunidade universitária a fazer o IR. A ação vai acontecer no Laboratório do Curso de Ciências Contábeis, que funciona na Sala 144, 1º andar da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Durante a ação, professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis, do Câmpus I vão auxiliar os contribuintes no preenchimento da declaração.

“Se alguma pessoa procurar o projeto fora desse tempo, a gente pode ajudar. A maior intenção do projeto é aproximar a comunidade da Universidade”, destacou o professor José Elinilton Cruz Menezes, coordenador do projeto. Todos alunos bolsistas e extensionistas que vão participar da ação já foram capacitados através de um treinamento ministrado pelo professor Francisco Leite, idealizador do programa, e pelos professores José Elinilton e Manoel Silva, voluntário do ECF.

O professor José Elinilton Cruz Menezes explicou que o projeto começou em 2014 e devido a pandemia, teve que passar por algumas adaptações. Hoje, a iniciativa está focada em quatro vertentes: realizar palestras, cursos, auxiliar os contribuintes na declaração do IR e a divulgação das ações por meio do Instagram. O programa de extensão “Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento” é coordenado pelo professor Francisco Leite e tem como propósito treinar os alunos para atender a comunidade gratuitamente com o serviço de orientação de submissão do Imposto de Renda para Pessoa Física.

Desde o seu nascedouro, o projeto tem como objetivo inserir anualmente os alunos na prática extensionista da Instituição, capacitando-os na temática de educação fiscal e do empreendedorismo, potencializando o efeito multiplicador do alunado junto às suas respectivas comunidades.

Texto: Severino Lopes