Projeto de extensão promove bazar de livros para arrecadar alimentos e promover cuidados em animais de rua

13 de outubro de 2022

Andar pelas ruas e nos depararmos com inúmeros cães e gatos vivendo ao relento é uma cena comum em cidades de médio e grande porte. Essa é uma problemática que atinge o mundo todo e que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, há só no Brasil mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros. Já no estado da Paraíba, o número é de mais de 80 mil de animais nessas condições.

Aos bichinhos o que resta é contar com a sorte e com o amor de pessoas que amam e lutam pelos direitos dos animais. É o caso da professora Thelma Dias, coordenadora do projeto de extensão “Bazar de Livros UEPB”, uma iniciativa que tem como intuito vender livros usados por valores mais baixos aos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e reverter os lucros em alimentação, medicamentos e cuidados veterinários para os cães e gatos de rua que vivem nos arredores da Instituição.

“O Bazar começou como uma atividade que eu iniciei diante de uma situação que a UEPB estava enfrentando que era um número muito grande de animais doentes, animais sem cuidados. Então eu já fazia isso como protetora. Mas os problemas eram tantos que comecei a investir do meu próprio bolso e me perguntava o que podia fazer pra conseguir dinheiro. Então eu comecei a vender meus livros pra conseguir dinheiro para castrar e para cuidar de animais. E aí chegou a época do edital de extensão e eu mandei a ideia pra oficializar como um projeto de extensão junto a PROEX.”, disse Thelma.

O Bazar funciona através, principalmente de doações. De acordo com a coordenadora, 90% dos livros vendidos são doados e apenas 10% são comprados também com uma parte do lucro. A professora ainda é vice coordenadora da Comissão de Direitos e Bem-Estar Animal da UEPB, criada há um ano e meio. “A Comissão tem uma série de funções. Funções principalmente ligadas à educação, conscientização e mediação de conflitos. Nossa missão é olhar pelo lado do animal e procurar soluções para eventuais adversidades que venham surgir. A verdade é que nós, seres humanos, não estamos acostumados a respeitar os animais e saber que eles também têm direitos,” afirmou.

Para os alunos, o Bazar é também uma oportunidade de aliar o ensino à prática. A extensionista do projeto, Mell Torres, aluna do curso de Ciências Biológicas, procurou fazer parte da iniciativa para ficar mais perto dos animais. “Inicialmente eu entrei em contato com a professora Thelma procurando uma monitoria da área dela, que é Zoologia, porque eu tenho muito interesse em animais. E aí como a gente estava atravessando a pandemia, não tinha monitoria pra essa disciplina, mas ela me falou sobre a proposta do Bazar, como ele funciona, qual o intuito dele e perguntou se eu queria estagiar no projeto e foi assim que eu entrei”, relatou Mell.

O Bazar ainda é uma forma de oferecer aos estudantes da UEPB uma oportunidade de ter acesso a bons livros sem precisar gastar muito. Victor da Silva, estudante do curso de Jornalismo é um leitor ávido e sempre aproveitar o bazar para comprar um livro novo. “É uma iniciativa muito legal em prol dos animais. A gente ainda tem uma deficiência muito grande de projetos sociais voltados para essa causa. Eu geralmente sempre compro livros quando vejo o Bazar por aqui na UEPB,” afirma Victor.

Para adquirir um livro para ajudar o projeto, o Bazar funciona todas às quintas-feiras, de manhã e à tarde. Ou ainda é possível ajudar através da doação de livros. Para isso é só entrar em contato através do Instagram do projeto (@bazardelivrosuepb).

Texto: Maria Beatriz Santos (Estagiária)
Fotos: Luiz Cláudio