Projeto de Fisioterapia na Saúde do Trabalhador oferece vagas na Escola de Posturas para servidores da Instituição

19 de outubro de 2022

O projeto de extensão “Fisioterapia na Saúde do Trabalhador”, desenvolvido pelo Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está com vagas abertas para a atividade de Escola de Posturas para os servidores da Instituição. Para o semestre 2022.2 serão ofertadas oito vagas, pois a atividade é realizada em grupo. Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever diretamente na Clínica Escola de Fisioterapia, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). As atividades foram iniciadas na sexta-feira (14), às 16h.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Alecsandra Tomaz, esta iniciativa objetiva, através da reeducação postural com exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento, beneficiar a comunidade interna da UEPB, minimizando ou eliminando algias musculares e proporcionando maior relaxamento e consciência corporal.

“Esse projeto foi idealizado a partir de uma experiência que tive enquanto estudante com a professora Cláudia Gatto, fundadora da Escola de Posturas na UFPB, onde fui paciente e, posteriormente, fiz a formação específica para trabalhar com esse método. A partir dessa experiência, pensei em desenvolver esse trabalho enquanto docente da UEPB por meio de um projeto de extensão. Dessa forma, pensamos na possibilidade do trabalhador cuidar da saúde realizando atividades de alongamento, fortalecimento e técnicas de relaxamento no próprio ambiente de trabalho. A proposta inicial conta com palestras rápidas, processo de educação em saúde, o cultivo de bons hábitos posturais, orientações ergonômicas, postura correta pra dormir, estudar, como se posicionar no dia a dia, no trabalho doméstico, dentre outras orientações. Além disso são realizadas atividades de aquecimento, exercícios de carga com um pouco mais de exigência, e, posteriormente aplicamos técnicas de relaxamento”, explica a professora Alecsandra.

Iniciado em 2019 junto aos trabalhadores do Hospital da FAP, o projeto passou por uma fase de adaptação durante a pandemia, com tele atendimento, realizando atividades em grupo desde o início de 2022 para os servidores da Embrapa e, recentemente, passando a atender o público da UEPB. A docente enfatiza a importância do apoio dos gestores e do boca a boca para a adesão ao projeto. “A adesão do trabalhador pra esse tipo de atividade é difícil. E muitas vezes, só a partir do comentário de colegas que são beneficiados pelo trabalho é que ocorre a procura”, destaca.

As atividades do projeto são realizadas por estudantes a partir do 6º período de Fisioterapia na Clínica Escola de Fisioterapia, no Câmpus I, todas as sextas-feiras, à tarde, das 16h às 17h. A iniciativa visa garantir a promoção da saúde do trabalhador e melhoria de sua qualidade de vida. Essa atividade também é realizada na EMBRAPA, através de uma parceria com esta Instituição.

Texto: Juliana Marques