Projeto de Jornalismo produz revista interativa e conteúdos para plataformas digitais com olhar sobre a covid-19

25 de março de 2022

O projeto “Mascarados” foi desenvolvido no curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), fruto da disciplina de Laboratório de Jornalismo Digital, ministrada pela professora Rackel Cardoso. Ele consiste na produção multimidiática de conteúdos jornalísticos, relacionados à pandemia do novo coronavírus e suas consequências. Os alunos puderam praticar o que aprenderam em sala de aula, passando por diversas funções do jornalismo em diferentes plataformas e formatos.

O projeto está acessível aos usuários que passeiam por plataformas de áudio, através de podcasts, de vídeos, como YouTube, pelas redes sociais, como o Instagram e que navegam através do blog, de uma revista digital interativa, e até de um documentário, tudo produzido virtualmente, sem nenhum contato físico entre os alunos e os demais participantes, como pode ser conferido AQUI.

Imersos no contexto da pandemia, o projeto explorou histórias de superação, as mudanças causadas pela covid-19 em diversos segmentos e como essa realidade, vivenciada no dia a dia, afeta a vida das pessoas, dando voz e espaço a pessoas que não aparecem costumeiramente na mídia tradicional.

“A experiência de colocar este projeto em prática renasceu em nós, estudantes de Jornalismo, a esperança de que mesmo em tempos de ensino remoto existe a possibilidade de se reinventar. Os meios tecnológicos ajudaram a transmitir ideias e inovações, aplicando na prática tudo que se aprende nas teorias do Jornalismo. Com enorme gratidão, o sentimento de orgulho está expresso em nosso olhar por ver os frutos do projeto ‘Mascarados’”, disse Antônio Carlos, estudante de Jornalismo.