Projeto do Centro de Ciências Humanas e Agrárias faz entrega de mudas de pitaya no Sertão paraibano

6 de junho de 2022

Como parte das ações do projeto de extensão ”Multiplicando pitayas gerando oportunidades”, desenvolvido pelo Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, aconteceu mais uma entrega de mudas e cladódios de pitaya para multiplicação ao viveiro de produção de mudas da Prefeitura Municipal de Patos, no Sertão do Estado.

O projeto desenvolvido pelo Departamento de Agrárias e Exatas, sob a coordenação da professora Elaine Gonçalves Rech, conta com seis acadêmicos de Agronomia, bolsistas, sendo um bolsista da UEPB PROBEX Cota 2022/2023 e cinco bolsistas selecionados a partir de uma emenda parlamentar da deputada Estela Bezerra, que destinou verba para pagamento das bolsas, além de dois alunos voluntários.

Diante do sucesso da iniciativa, a equipe composta pelo engenheiro agrônomo Ieri Caindre Britto, o técnico em Agropecuária Damião Sobrinho, o agricultor Antônio Ferreira de Souza e o estudante de Agronomia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Gabriel Nascimento, visitou o Setor de Fitotecnia do Campus IV e foi recepcionado por toda equipe que atua no projeto.

Na oportunidade os visitantes puderam conhecer a área produtiva do pomar e o viveiro de produção de mudas, trocar experiências e receberem 100 mudas e 150 cladódios para multiplicação e distribuição para agricultores do município de Patos com interesse na cultura. Este projeto, conforme destacou a professora Eliane, foi idealizado com o objetivo de produzir mudas de pitaya da espécie Hylocereus costaricencis (casca vermelha, polpa vermelha e auto polinizável) para doação aos agricultores interessados em ampliar as oportunidades de geração de renda dentro das suas propriedades rurais, tendo em vista a excelente adaptação da cultura as condições ambientais da Paraíba, fácil condução e baixas exigências hídricas.

O projeto já atingiu a marca de mais de duas mil mudas distribuídas para produtores dos municípios de Catolé do Rocha, Jericó, Lagoa Seca, Boa Ventura, Paulista, Pombal, Belém do Brejo do Cruz, Monteiro, São Mamede, Campina Grande, João Pessoa, Patos e no estado vizinho do Rio Grande do Norte, em cidades como Mossoró, Apodi e Jardim de Piranhas. Para adquirir as mudas é feito um agendamento e a retirada ocorre de forma totalmente gratuita, no próprio Setor de Fitotecnia no Câmpus IV, em Catolé do Rocha, diretamente com os alunos bolsistas, colaboradores e com a coordenadora do projeto.

Na oportunidade da entrega das mudas realiza-se um cadastro com o nome do agricultor, município de origem e a quantidade de mudas recebidas e disponibiliza-se um contato para assistência técnica virtual na implantação e condução do pomar. “É muito gratificante ver o resultado deste trabalho, pois apesar das dificuldades enfrentadas, tem-se trabalhado com muito amor, afinco e dedicação para que nossos agricultores, principalmente os pequenos produtores familiares, possam ter novas alternativas de renda em suas propriedades, promovendo desta forma o desenvolvimento econômico e social do Estado”, destacou a professora.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação/Projeto