Oficina de Massagem abre inscrições com 90 vagas para atendimento de pacientes com cefaleia e algias na coluna

28 de setembro de 2022

O projeto de extensão “Oficina de Massagem”, desenvolvido pelo Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está com novas vagas abertas para tratamento de cefaléia tensional e algias na coluna. Para o semestre 2022.2 serão ofertadas 90 vagas, a mesma quantidade do semestre passado. Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever on-line no até o dia 7 de outubro, acessando este link e aguardando contato para agendamento.

O projeto, coordenado pela professora Socorro Barbosa, pró-reitoria da Extensão, e tendo como colaboradora a professora Kelly Soares, objetiva através da massagem terapêutica, beneficiar a comunidade campinense e cidades circunvizinhas, minimizando ou eliminando algias musculares e cefaléias do tipo tensional. As atividades do projeto serão realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia, no Câmpus I, todas as quintas-feiras à tarde, das 14h às 17h. A iniciativa visa garantir a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, gerando uma ação conjunta e participativa dos acadêmicos, professores da UEPB e a comunidade em geral.

Massagem é a aplicação de manipulação sistemática aos tecidos moles do corpo com propósitos terapêuticos. A massoterapia tem sido reconhecida entre os profissionais da Saúde como um excelente recurso na prevenção das dores, do cansaço físico e mental. A aplicação da massagem é capaz de gerar muitos benefícios, dentre eles: alívio da dor, remoção dos produtos do catabolismo e metabolismo, facilitação da atividade muscular, aumento da circulação sanguínea e linfática, relaxamento, alívio da ansiedade, tensão e sensação de bem-estar.

Professora Socorro enfatizou que o projeto objetiva atenuar ou eliminar algias musculares na coluna vertebral e cefaléias causadas por tensão, estresse, espasmos e má postura, através da massagem terapêutica, sendo associada à prática de alongamentos e orientações posturais básicas, visando promover uma melhoria na qualidade de vida dos participantes.

A relevância desse projeto, segundo ela, dar-se-á através de medidas eficazes que possibilitam a promoção da saúde, atingindo assim, uma das principais metas do programa de extensão universitária, que é interagir educação, cultura e saber científico de forma indissociável através do ensino e da pesquisa, executando o vínculo transformador entre universidade e sociedade.

Texto: Severino Lopes