PRPGP realiza oficina sobre o PROAP para secretarias e coordenações de mestrados e doutorados

27 de maio de 2025

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na manhã desta terça-feira (27), uma oficina sobre o Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), voltada para as secretarias e coordenações de programas de mestrado e doutorado.

O encontro ocorreu das 9h às 12h, na sede da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB). A formação foi pensada para oferecer subsídios aos novos coordenadores recentemente empossados.

Segundo a professora Nadja Maria Oliveira, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, a oficina atendeu “a uma demanda dos próprios coordenadores. Porque, como eu costumo dizer, nós somos uma espécie de maestro, e os coordenadores são os músicos. Se não estivermos afinados, é ruim para todo mundo”, destacou.

Além da professora Nadja, também esteve presente ao evento o professor Aldo Louredo, coordenador geral stricto sensu. Ele deu as boas-vindas aos participantes, desejou uma boa oficina e encerrou sua fala repassando a condução à técnica administrativa Alessandra Barbosa, da PRPGP, responsável pelos assuntos relacionados ao PROAP. “É a pessoa que mais entende de PROAP na UEPB e vai tirar todas as dúvidas de vocês, além de auxiliá-los da melhor forma”, enfatizou.

Para o professor Sérgio de Farias Lopes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, formações específicas como essa “oportunizam uma melhor preparação para as demandas dos programas de pós-graduação. Especialmente a oferecida hoje, cumpre sua função ao esclarecer e dar voz às dúvidas sobre o PROAP, para que os direcionamentos de gastos sejam adequados e as prestações de contas, mais efetivas”, pontuou.

Esse ponto de vista foi compartilhado pela professora Maria Simone Marinho Nogueira, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade. Ela destacou dois aspectos primordiais da oficina: “primeiro, a aproximação entre as coordenações dos diferentes programas de pós-graduação da UEPB; segundo, o esclarecimento de pontos relevantes, neste caso, sobre o PROAP, orientando as coordenações a utilizarem esse aporte financeiro da melhor forma possível e, principalmente, com transparência, conceito essencial, sobretudo em se tratando de uma instituição pública”.

Não perca nada! Siga nosso Instagram e acompanhe as atualizações da PRPGP.