Quem somos e o que fazemos: PRPGP realiza levantamento de pesquisadores e laboratórios da UEPB

Quem somos e o que fazemos: PRPGP realiza levantamento de pesquisadores e laboratórios da UEPB
19 de abril de 2022

Com o objetivo de promover mais visibilidade às atividades de pesquisa realizadas por servidores da Instituição, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba criou uma nova ação: “Quem somos e o que fazemos”. A atividade tem o objetivo de coletar informações sobre pesquisadores, grupos de pesquisa e realizar um levantamento dos laboratórios da UEPB. A ferramenta servirá também para a busca interna e divulgação externa de investigações e serviços prestados.

O Setor de Pesquisa, estrutura vinculada à Coordenação Geral de Pesquisa da PRPGP, irá criar e disponibilizar no site institucional da UEPB, o cadastro de servidores e estruturas de pesquisa disponíveis na Instituição. O professor e pró-reitor da PRPGP, Francisco Jaime Bezerra, informou a novidade em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e a pró-reitoria começou a enviar e-mails e solicitação de informações via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) para diversos setores da UEPB.

No novo espaço virtual devem constar informações de todos os servidores da Universidade, docentes e também técnicos administrativos. “A ideia é fazer um mapeamento e organização dos dados de pesquisa da UEPB, numa ação que chamamos ‘Quem somos e o que fazemos’, com o propósito de disponibilizar as informações de todos os servidores, sejam professores ou técnicos, com área de interesse, palavras-chave e link para currículo Lattes”, explicou o professor Francisco Jaime. 

O pró-reitor acrescentou que a ação será importante tanto para buscas pela própria UEPB, uma vez que a instituição estará a par das competências de seu público interno de uma maneira mais facilitada, como poderá ser útil para interesse do público externo – a exemplo de entrevistas que um especialista poderá conceder sobre determinado assunto em sua área de interesse e investigação. “Ademais, isso vai permitir a associação de grupos de pesquisas e consolidação de estruturas”, acrescentou o pró-reitor. O professor Francisco Jaime disse ainda que, em breve, a PRPGP irá realizar a mesma coleta em relação aos laboratórios da UEPB, a fim de formar um portfólio mais robusto destes espaços, com quantitativo, localização, estrutura, quantidade de equipamentos, porte e serviços oferecidos. 

Visando a uniformização dos dados coletados, o Setor de Pesquisa disponibilizou neste formulário as informações solicitadas a cada servidor. 

Em caso de dúvida, o atendimento pode ser feito pelo telefone (83) 3315-3362 ou pelo e-mail setordepesquisa@setor.uepb.edu.br.

Texto: Juliana Rosas