Reitoria e Comitê da covid-19 debatem estratégias para retorno presencial para técnicos, professores e estudantes

1 de abril de 2022

Com a proximidade do retorno das aulas teóricas presenciais, marcadas para o próximo 25 de abril, e o retorno das atividades administrativas, no dia 11 do mesmo mês, a Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Comitê de Contingência e Crise da covid-19 e representantes das pró-reitorias da Instituição, realizaram uma reunião para debater a adoção de medidas para garantir um retorno seguro a todos. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (31), no Gabinete da Reitoria.

A reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, esteve ao lado da presidente do Comitê, a professora Nadja Maria da Silva Oliveira, e também dos integrantes da Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), para traçar as ações e alinhamentos para operacionalização do retorno presencial, balizando as estratégicas no protocolo atualizado.

Durante o encontro, foram debatidos dois pontos específicos: a operacionalização do retorno presencial, com estratégias dos protocolos, e a visita técnica e treinamento para todos os Centros da Instituição, oferecendo orientação para toda a comunidade universitária. Segundo a professora Nadja Oliveira, a proposta é unificar para todos os Centros os protocolos definidos técnico-cientificamente para que se tenha um retorno seguro, assim como instruções normativas para estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Ainda como acrescentou a professora Nadja, o Comitê junto a CIAST, já iniciaram uma agenda de visitas e reuniões técnicas em todos os Centros de Ensino, pró-reitorias e lugares da Universidade para esclarecer e sanar dúvidas sobre os protocolos de retorno, além de ouvir os gestores sobre as necessidades, especificidades e sugestões.

Recentemente, o Comitê de Contingência e Crise da covid-19 publicou um manual para retorno às atividades presenciais na UEPB. No documento, estão contidas informações sobre o Formulário Conecta CovidUEPB, bem como orientações sobre vacinação, distanciamento social, higiene pessoal, monitoramento das condições de saúde, entre outras. O documento contém orientações para ações de precaução, prevenção de perigos, redução de riscos ou eliminação do contágio da covid-19, objetivando a manutenção de um ambiente seguro para toda comunidade universitária.

Além da professora Nadja Oliveira e da reitora Célia Reigina, estiveram presentes na reunião a professora Alessandra Teixeira, Ana Paula Araújo Almeida, Claudia Santos Martiniano Sousa, Danielle Ginuíno Correia, Giselda Felix Coutinho, Joselma Vilma Morais Ferreira Lacerda, Juliana Grangeiro Sales Bezerra, Manuel Antônio Gordon Nunez, Nícia Stellita da Cruz Soares, Núbia do Nascimento Martins, Pollyanna Xavier Nunes França e Ricardo Soares da Silva.

Texto: Severino Lopes
Foto: CODECOM