Reitoria informa sobre pagamento de parcela do retroativo referente às progressões dos anos de 2018 e 2019

23 de dezembro de 2022

O nosso contexto social e político-econômico vem exigindo da gestão prática ativa acerca da competência administrativa e capacidade de diálogo com a comunidade acadêmica e o governo do Estado, assim como, transparência sobre a execução dos recursos. Essa é a postura que a Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba vem assumindo frente ao cenário de dificuldades e instabilidades político-econômico-social. Entretanto, constatamos avanços significativos, seja no exercício de uma economia austera por um lado e o empenho político por outro, na interlocução com as entidades sindicais dos docentes e técnicos(as) administrativos e as instâncias governamentais competentes.

Exemplos dessa caminhada no campo da governança são a conquista do reajuste salarial em 10%, neste ano de 2022, a presença desta Reitoria no Congresso Nacional para captação de recursos de emenda parlamentar de bancada e a descentralização proveniente da Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, que viabilizou a compra de equipamentos, cessão de ônibus e muitas outras melhorias importantes para as escolas técnicas da UEPB.

Frente ao exposto, muitos são os esforços administrativos para atender as demandas da nossa Universidade, referentes às dificuldades no campo orçamentário e financeiro que prejudicaram por muitos anos o regular pagamento das progressões funcionais e provocaram perda salarial e a redução da capacidade de investimento em infraestrutura.

Neste momento, de fim de ano, a Reitoria da UEPB comunica que articulou esforços junto às Pró-Reitorias Administrativas para que houvesse a máxima economia de recursos visando ao pagamento, mesmo que de parte, do retroativo das progressões referentes aos anos de 2018 e 2019. Dos 1.160 servidores(as) aptos(as) a receberem parcela do retroativo, 1.012 destes(as) receberão uma parcela de R$ 2 mil, os demais 148 receberão o saldo retroativo 2018/2019 em aberto. Estes últimos, são servidores(as) que terão quitação do débito, visto que possuíam valores menores que a parcela estipulada.

É importante ressaltar que este recurso tem como origem o orçamento da fonte do tesouro e de fonte própria para o ano de 2022, e que o valor resulta de uma política austera de contenção de gastos, já referida, e no compromisso em direcionar as “energias” administrativas ao pagamento de retroativos das progressões funcionais.

Enfatizamos ser este valor, não o que gostaríamos, pois, nosso desejo e empenho são para que toda a dívida seja saldada e haja o pagamento regular das progressões, como previsto em lei. Acreditamos no diálogo contínuo com o Governo do Estado como instrumento político central para a solução desse problema.

Renovamos nosso compromisso com a comunidade da UEPB para a realização de uma gestão eficiente do ponto de vista da responsabilidade que o serviço público exige e da qualidade acadêmica que torna a Universidade Estadual da Paraíba, uma Instituição de destaque pela densidade de suas realizações no âmbito do ensino superior público.

Celia Regina Diniz
Reitora