Reitoria visita Câmpus de Araruna e ouve demandas da comunidade do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde

26 de julho de 2021

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina Diniz, e a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, visitaram nesta sexta-feira (24) as dependências do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), Câmpus VIII, instalado na cidade de Araruna e ouviram as demandas da Direção de Centro e coordenadores dos cursos. Na oportunidade, elas foram recepcionadas pelo diretor do Centro, professor João Hugo Baracuy; pelo prefeito de Araruna, Vital Costa; pelo coordenador do curso de Física, professor Valdecir Alves dos Santos, o coordenador dos Laboratórios, professor César Soares, entre outros docentes.
Durante a visita, a reitora que estava acompanhada de alguns pró-reitores, conheceu detalhes da parte estrutural dos laboratórios em funcionamento no CCTS, bem como os trabalhos de pesquisa e extensão realizados no Centro. Ela destacou a importância do Câmpus e dos trabalhos desenvolvidos pelos cursos de Odontologia, Física e Engenharia Civil para a região.
“Para mim é gratificante retornar a cidade de Araruna, agora como reitora. Eu acompanhei desde o momento de implantação do Câmpus, desde o seu nascedouro em 2010. É uma alegria estar aqui para conhecer as demandas pessoalmente e dizer do nosso apoio para toda comunidade universitária do CCTS” afirmou.
O diretor do Centro, professor João Hugo Baracuy, agradeceu a visita da reitora, da vice-reitora e de membros da equipe da Administração Central. O docente disse que a visita foi importante porque possibilitou a reitora conhecer a estrutura de laboratórios do Câmpus, além de ouvir algumas demandas de técnicos e docentes. “A magnífica reitora prontamente externou apoio a toda a comunidade acadêmica do CCTS, enfatizando a importância de aproximar cada vez mais a sede administrativa da UEPB aos demais câmpus”, destacou.
Já coordenador do curso de Física, professor Valdecir Alves disse que esta visita permitiu a gestão conhecer as demandas dos cursos e dos laboratórios Comel-computational Methods laboratory (laboratório de métodos computacionais); e Lip3D: laboratório de imagens e impressão 3D. O coordenador dos Laboratórios, professor César Soares enfatizou que o Câmpus VIII atravessa uma excelente fase de expansão e com vários projetos em andamento. “Hoje nós temos quatro laboratórios de pesquisa, e estamos partindo para o quinto”, destacou.
Um dos destaques da visita foi a audiência da reitora com o prefeito de Araruna, Vital Costa. O prefeito agradeceu a visita e reforçou a importância da Universidade Estadual para o município, colocando-se à disposição para continuar fortalecendo a parceria prefeitura/universidade. Aproveitando a presença das professoras Célia Regina e Ivonildes Fonseca, o prefeito solicitou a possibilidade de instalação de um curso técnico de energias renováveis na cidade.
“A reitora ficou de verificar essa situação que pra gente é fundamental. Seria extremamente interessante que também viesse algo no que diz respeito a cursos nas áreas de Pedagogia, na questão ambiental ou mesmo no Turismo, já que Araruna avança nessa atividade econômica. A vinda a nossa cidade pode concretizar novas parcerias trazendo benefícios para o município”, destacou Vital Costa.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Hipólito Lucena