Saia do celular, socialize e jogue no espaço: proposta da Codecom oferece prática de jogos analógicos

11 de novembro de 2022

Entre os dias 16 e 18 de novembro, das 8h às 19h, estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estão convidados a se unir ao “Jogue no Espaço”, promovido pela Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Instituição. A ação acontecerá no térreo da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I e tem o objetivo de promover a socialização entre estudantes, professores e técnico-administrativos por meio de jogos de tabuleiro e fazer com que estes deixem seus celulares de lado por alguns momentos.

“Certa vez, o professor Aníbal Maciel, do Departamento de Matemática, me chamou a atenção para o número de estudantes que passam muito tempo usando o celular, mesmo em seus momentos de folga ou em grupo. A partir daí, surgiu a ideia de promover uma atividade com jogos de tabuleiro”, contou Julio Cesar Gomes, designer gráfico da Codecom e organizador do evento. O professor Aníbal participou da organização em edições anteriores. Em 2017, Julio Cesar realizou o primeiro “Jogue no Espaço”, que teve edições semestrais a partir de então, mas sofreu uma pausa durante a pandemia.

A atividade mira principalmente os estudantes porque eles são o público que costuma passar o maior tempo na Universidade. Alguns tem vacância entre aulas, outros passam o dia na Instituição. Porém, servidores e público em geral podem participar da atividade, que terá mais de 20 jogos distintos à disposição, de diferentes temáticas. “Há jogos para aumentar a percepção, sobre controle econômico, com desafios de cooperação, são vários”, comentou Julio que, recentemente, foi premiado com o lançamento de um jogo de tabuleiro por umas das maiores empresas do ramo no Brasil.

A maioria dos jogos que estarão à disposição do público tem curta duração, entre 10 e 30 minutos cada rodada. Já outros podem chegar no máximo a 1h20m de duração. O catálogo foi pensado para preencher o tempo vago, um passatempo que não seja o digital para que seja possível a socialização entre os participantes.

Texto: Juliana Rosas