Segundo dia do 16º Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB tem exibições e debate com realizadores de filmes

3 de dezembro de 2021

Após uma noite festiva que marcou a solenidade de abertura, o 16º Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB prosseguiu com a sua programação durante o segundo dia de evento, que ocorreu nesta quinta-feira (2). Pela manhã, diretamente do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), aconteceu um debate com os realizadores dos filmes exibidos na noite anterior.

Estiveram presentes Pedro Castelo Branco, diretor do filme “3 é 5”; Nathan Cirino, diretor do filme “O que resta”; Otávio Muller e Daniel Belmonte, protagonista e diretor do longa metragem “Álbum em Família”, respectivamente; Edson Lemos Akatoy, diretor do filme “E agora, você”, além dos jornalistas Amilton Pinheiro e Hipólito Lucena, responsáveis pela mediação do debate. Cada um dos convidados expôs o projeto e respondeu aos questionamentos realizados pelo público e pelos mediadores.

Também ocorreu pela manhã, na Sala de Artesanato do MAPP, a Exposição “Bendita Seja”, de autoria da artista Rebeca Souza. Segundo ela, o projeto foi “fruto de uma pesquisa de campo com três personagens distintos, mas que guardam, de forma semelhante, a sabedoria da reza”. Os rezadores Rosa, Ritinha e Antônio Cajá são representados através de cenários que simbolizam a tradição religiosa no Cariri paraibano, os quais apresentam, dentre outros elementos, altares, oratórios, cartas, esculturas, vestimentas, quadros e plantas medicinais. A exposição traz ainda o filme de 2018 “Uma Passagem em 3 Tempos”, o qual permite, de acordo com Rebeca Souza, “uma experiência de cinema em campo ampliado”.

À tarde, a programação do festival se deu de forma presencial e remota. No Teatro Municipal Severino Cabral foi exibida a mostra “Alto-Branco”, com a exibição de curtas-metragens para os alunos da Escola Municipal Manoel Francisco da Motta, do bairro de Bodocongó, em Campina Grande. Os filmes exibidos foram: Biscoito de Barro, direção de Deleon Souto; Flor no Quintal, direção de Mercicleide Ramos; Canários x Canalhas, direção de Leonardo Gonçalves; e Plantar e Colher, direção de Alison Ramalho e Dandara Araújo.

Simultaneamente, pelo canal Rede UEPB no Youtube, foi exibido a “Mostra Tropeiros do Telejornalismo”, com mediação da jornalista e professora Michelle Wadja. As reportagens exibidas foram de: Elthon Ribeiro com “Ditadura Nunca Mais”; Paulo Ítalo com “Parque do Poeta”; Tiago Mouzinho Regis com “Aprendendo fazer suco verde”; Herbert Araújo, com a série “Paraíba na Mesa”; Emanuelly Nogueira, com “Inclusão Através da Dança” e “Dia Mundial do Cuscuz”, o último citado em parceria com Hermano Junior.

Durante a noite, antes às exibições dos filmes, a pesquisadora e artista visual Rebeca Souza subiu ao palco do Teatro Municipal para realizar oficialmente o lançamento do tema e do cartaz do Festival, o qual, em sua 16ª edição, aborda a ideia “Inventar a Vida, Viver a Arte”.

Segundo a artista responsável pela produção da arte dessa edição do evento, o tema versa sobre a necessidade de dimensionarmos outras formas de viver, sendo a arte um instrumento capaz de recriar o mundo e de ampliar novos horizontes a partir das nossas vivências. Ela também ressaltou que, em sintonia com o tema apresentado, o grande homenageado do Festival desse ano foi o artista visual campinense Antônio Dias, um homem que sempre inventou outras formas de viver o mundo e de fazer arte com base nas condições da época em que esteve inserido.

Na sessão “Zé Pinheiro”, foram exibidos os filmes: “O Cenecista”, dirigido por Wanderley Filho e por Valécia Estrela, juntamente com o produtor-executivo Raildon Lucena, Wanderley compartilhou um pouco do filme no palco de nosso festival; “Regresso ou alguma coisa que nós criamos”, dirigido por Maycon Carvalho,qna qual contamos com a participação da atriz do curta, Alhandra Campos; “Boyzin”, dirigido por R. B. Lima, foi representado pelo protagonista Geyson Luiz; e “O que os machos querem”, dirigido por Ana Isaura Diniz, foi o último curta-metragem da noite a ser exibido nos quais concorrem na Mostra Tropeiros da Borborema.

A última atração da noite foi o longa-metragem “Achados Não Procurados”, dirigido por Fabi Penna, que participou do evento de forma remota ao enviar um vídeo de agradecimento e que foi representada em palco por Cristiane Fragoso, continuísta da obra.

A 16ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB vai até o domingo (5), quando serão conhecidas as produções premiadas. Até lá, as exibições dos filmes estão abertas para todo o público a noite a partir das 19h30. Para adquirir o ingresso gratuito, basta acessar o site do Sympla. Todos os filmes estão sendo exibidos também na plataforma Ypuarana, não deixe de conferir.

Confira também as transmissões do festival pelo canal Rede UEPB no YouTube. Em nossas redes sociais, disponibilizamos mais detalhes sobre o festival, como a programação para hoje (03) e mais fotos do que marcou o 2º dia do Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas UEPB. O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros.

Texto: Carolina Valdivino e Laura Almeida (Estagiárias)
Fotografia: CODECOM