Solenidade de Colação de Grau dos câmpus de Catolé do Rocha e Patos encerra semestre letivo 2021.2

4 de maio de 2022

Uma tarde de sonhos, realizações e celebração. Momento para exaltar a perseverança e a resiliência dos formandos e celebrar a conquista do curso superior no Sertão paraibano. O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VII de Patos, e o Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV de Catolé do Rocha, colocaram novos profissionais do mercado de trabalho, devidamente formados.

A solenidade de Colação de Grau do semestre 2021.2 foi realizada de forma híbrida, na tarde desta terça-feira (3), com parte dos formandos presencial no auditório do CCEA, e os demais concluintes acompanhando em uma sala virtual, além da transmissão pelo YouTube através do canal Rede UEPB. Ao todo, 55 formandos colaram grau acadêmico dos cursos em Licenciatura em Letras e Ciências Agrárias, do Câmpus de Catolé do Rocha; e dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática, do Câmpus de Patos.

A assembleia foi presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, e contou com a participação na mesa de honra do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; da diretora do CCEA, professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo; do diretor adjunto, José Ginaldo de Souza Farias; da professora Simone Costa Silva, coordenadora adjunta do curso de Administração; a professora Rosângela de Araújo Medeiros, coordenadora do curso de Computação; o coordenador do curso de Matemática, professor Arlandson Matheus; e o professor Rodrigo César Fonseca da Silva, coordenador do curso em Licenciatura em Física.

Já no início, em uma homenagem póstuma, foi prestado um minuto de silêncio como forma de reverenciar as vítimas da covid-19 na Instituição, bem como o pai do professor Odilon Avelino da Cunha, ex-diretor do Câmpus VII, recém falecido. A exemplo das últimas colações de grau realizadas no período da pandemia, a UEPB elegeu como paraninfo os técnicos, professores, alunos e familiares da comunidade universitária que tiveram suas vidas ceifadas pelo novo coronavírus.

Após a entrada solene da congregação de professores, a formanda Alexia Thais de Sousa Silva, do curso de Física, foi escolhida para representar os formandos e prestar o juramento. Já a oradora da turma foi a graduanda Raisa de Andrade Batista, que fez um discurso emocionante. Ciente da importância do ato, ela procurou ao longo de seu discurso fazer um resumo da trajetória e jornada dos formandos na UEPB. Dificuldades, superação, gratidão e sonhos, marcaram o discurso. Ela também fez uma homenagem às vítimas da covid-19.

A diretora do CCEA, Carolina Coeli Rodrigues Batista, destacou em seu discurso a importância do momento na vida dos formandos, principalmente devido às dificuldades enfrentadas por todos ao longo do curso. A professora citou algumas palavras que tornaram possíveis a realização do sonho, a exemplo da renúncia, coragem, esforço e perseverança. Ao frisar que essa conquista foi uma soma de esforços, a professora pediu aos formandos para não esquecerem da luta dos familiares, amigos e dos docentes, e para honrarem sempre a UEPB. Para ela, todo esforço é recompensado.

Emocionante também foi o discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, marcado por poesias e mensagens de reflexão e esperança. Ele enfatizou que as assembleias de Colação de Grau da UEPB deste semestre têm marcado a transição das atividades predominantemente remota, para a retomada das aulas presenciais. O professor lembrou que neste período de pandemia, a UEPB teve uma atuação diferenciada na Paraíba, sendo uma das primeiras universidades a tomar a iniciativa para criar as condições para garantir o ensino de qualidade de forma remota, minimizando os efeitos da pandemia. Celebração, reflexão e esperança marcaram o discurso do pró-reitor.

“Além de ser um rito de passagem, essa solenidade também é um momento de prestação de contas da UEPB, já que somos uma universidade pública”, destacou. Ele lembrou que 70% dos egressos da UEPB são oriundos das escolas públicas, e a maioria deles dos diversos municípios da Paraíba.

O discurso da reitora Célia Regina também foi emocionante e marcante. Ela começou sua fala lembrando que o momento era gratificante e especial, em que todos puderam reviver o que vivenciaram ao longo do curso. A reitora escolheu a palavra “perseverança” para definir a conquista dos formandos nos dois câmpus da Instituição no Sertão paraibano. Ela enfatizou que com persistência, resiliência, força e perseverança, os graduandos não desistiram mesmo diante de tantas dificuldades, agravadas pela covid-19. “Vocês foram resilientes e tiveram muita força. Foi uma jornada muito difícil diante da pandemia da covid-19 que pegou todos de surpresa”, disse.

Celia Regina, que assumiu a gestão com a pandemia em curso, enfatizou que a UEPB ao longo de sua história, passou por diversas dificuldades e resistiu. Na pandemia não foi diferente, e mostrou porque é uma universidade referenciada socialmente e comprometida com a sociedade, prestando serviço de pesquisa, ensino, extensão, cultura e inovação de forma excelente. “Não medimos esforços e fomos à luta para oferecer o melhor em um período tão difícil. A UEPB foi uma das primeiras a oferecer o auxílio conectividade”, lembrou.

A solenidade seguiu com a cerimônia de conferência do grau acadêmico. A graduanda Narhama Victor Gomes Ferreira, do curso de Administração, recebeu o grau acadêmico em nome dos demais concluintes, conferido pela professora Simone Costa Silva, coordenadora adjunta do curso de Administração. A solenidade foi encerrada com os novos profissionais celebrando a conquista.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos