Solenidade do Câmpus de Guarabira finaliza ciclo de cerimônias de Colação de Grau do semestre 2021.2

5 de maio de 2022

A cerimônia final de Colação de Grau do semestre 2021.2 realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aconteceu na tarde desta quarta-feira (4), no Centro de Humanidades (CH), Câmpus de Guarabira. As falas proferidas por representantes da UEPB durante o evento resumiram o que passaram docentes, servidores, estudantes e familiares nos últimos anos: dores, perdas, saudades, dificuldades, mas também realizações, sonhos e conquistas.

A professora Célia Regina Diniz, reitora da UEPB, presidiu a cerimônia, que teve mesa composta por Ivonildes Fonseca, vice-reitora; Eli Brandão, pró-reitor de Graduação; Cleoma Toscano e Maria de Fátima Aquino, diretora e diretora adjunta do CH, respectivamente; e Jossano Mendes de Amorim, coordenador do curso de Direito, representando todos os coordenadores de curso do Câmpus III.

A cerimônia conferiu o grau a concluintes dos cursos de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia. A formanda do curso de Direito, Priscila Larissa Palmeira, conduziu a leitura do juramento das turmas concluintes. A oradora, Luciana Pereira Félix, concluinte de Pedagogia, lembrou que a conclusão desta etapa é uma conquista de uma caminhada que não foi fácil. Afirmou que o dever profissional clama uma ética para construir uma sociedade melhor. E citou o educador Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

O evento teve ainda as falas das professoras Cleoma Toscano, Ivonildes Fonseca e do professor Eli Brandão. Em comum, a menção da luta pela universidade pública e de qualidade em um país que vive uma democracia ameaçada e uma pandemia que afeta todos. Ao fim, a reitora Célia Regina mencionou os esforços coletivos da UEPB neste período, que continuou funcionando e trabalhando em prol de ações democráticas e educação de excelência.

Finalizando a cerimônia, o professor Jossano Mendes, representando todo o corpo docente do Centro, conferiu o grau acadêmico à concluinte Jaíne Almeida dos Santos, do curso de Letras (Inglês), que simbolicamente o recebeu em nome de todo o corpo discente concluinte.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos