Solenidade do Câmpus de Guarabira finaliza ciclo de cerimônias de Colação de Grau do semestre 2021.2

Solenidade do Câmpus de Guarabira finaliza ciclo de cerimônias de Colação de Grau do semestre 2021.2
5 de maio de 2022

A cerimônia final de Colação de Grau do semestre 2021.2 realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aconteceu na tarde desta quarta-feira (4), no Centro de Humanidades (CH), Câmpus de Guarabira. As falas proferidas por representantes da UEPB durante o evento resumiram o que passaram docentes, servidores, estudantes e familiares nos últimos anos: dores, perdas, saudades, dificuldades, mas também realizações, sonhos e conquistas.

A professora Célia Regina Diniz, reitora da UEPB, presidiu a cerimônia, que teve mesa composta por Ivonildes Fonseca, vice-reitora; Eli Brandão, pró-reitor de Graduação; Cleoma Toscano e Maria de Fátima Aquino, diretora e diretora adjunta do CH, respectivamente; e Jossano Mendes de Amorim, coordenador do curso de Direito, representando todos os coordenadores de curso do Câmpus III.

A cerimônia conferiu o grau a concluintes dos cursos de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia. A formanda do curso de Direito, Priscila Larissa Palmeira, conduziu a leitura do juramento das turmas concluintes. A oradora, Luciana Pereira Félix, concluinte de Pedagogia, lembrou que a conclusão desta etapa é uma conquista de uma caminhada que não foi fácil. Afirmou que o dever profissional clama uma ética para construir uma sociedade melhor. E citou o educador Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

O evento teve ainda as falas das professoras Cleoma Toscano, Ivonildes Fonseca e do professor Eli Brandão. Em comum, a menção da luta pela universidade pública e de qualidade em um país que vive uma democracia ameaçada e uma pandemia que afeta todos. Ao fim, a reitora Célia Regina mencionou os esforços coletivos da UEPB neste período, que continuou funcionando e trabalhando em prol de ações democráticas e educação de excelência.

Finalizando a cerimônia, o professor Jossano Mendes, representando todo o corpo docente do Centro, conferiu o grau acadêmico à concluinte Jaíne Almeida dos Santos, do curso de Letras (Inglês), que simbolicamente o recebeu em nome de todo o corpo discente concluinte.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos